Corpo de Bombeiros de SC cria Força Tarefa para atuar no pronto atendimento de desastres naturais
Secretaria de Estado de Comunicação
A criação de um Grupo de Força Tarefa, para atuar no pronto atendimento a desastres naturais, foi ativado pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), José Luiz Masnik, em cerimônia, nesta quarta-feira (16). A equipe será composta por 58 bombeiros, 15 viaturas, cinco reboques com quadriciclo, 10 reboques com embarcação e 18 cães. "A Força Tarefa do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina é a combinação de diferentes recursos operacionais e logísticos constituída para a tarefa tática específica", disse coronel Masnik.
Divididos por batalhões em diversas regiões do Estado, os doze grupos de Força Tarefa estão em fase de formação, com doze bombeiros cada. O treinamento visa à atuação completa e efetiva dos bombeiros militares, em operação de reforços por prazo indeterminado. "No momento em que cada vez mais o Estado tem sofrido com desastres naturais, e que Santa Catarina se destaca por um histórico de grandes catástrofes, é importante que haja um atendimento diferenciado e emergencial", afirmou secretario de Segurança Publica e Defesa do Cidadão, César Augusto Grubba.
Devido à sucessão de desastres ocorrida no Estado durante os últimos anos, o Corpo de Bombeiro Militar, cumprindo sua missão constitucional, busca ajustar e modernizar sua estrutura para a promoção de respostas rápidas para essas emergências em todo o território catarinense. Formados no padrão de normas internacionais, adaptados a necessidades do Estado, o modelo adotado seleciona e forma os bombeiros militares para a Força Tarefa em 14 áreas especializadas de conhecimento. "A organização da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros foi uma necessidade que sentimos após os desastres ocorridos no Estado em 2008", declarou Masnik.
Após a cerimônia, o CBMSC apresentou uma simulação de três cães treinados para operações de resgate em soterramento por escombros, soterramento em meio à lama e localização de amostra de tecido humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário