sábado, 19 de fevereiro de 2011

doaçao de sangue


   

Hemosc realiza campanhas para incentivar doação de sangue
Mesmo sendo considerado um dos melhores estados brasileiros na captação de sangue, com 85% de seus doadores regulares, Santa Catarina enfrenta todo começo de ano um período crítico. É nesta época que aumenta a demanda por sangue e derivados, ao mesmo tempo em que ocorre significativa diminuição do número de doadores, em virtude das festas de Carnaval e do período de veraneio. Com a finalidade de sensibilizar população sobre esta realidade, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de SC (Hemosc) dá a largada, em fevereiro, às campanhas para conquistar novos doadores.
Um dos programas mais efetivos é o Projeto escola, que conscientiza, educa e motiva, por meio de palestras e gincanas, estudantes a serem futuros doadores. O projeto existe desde 1996 e já conta 15 mil alunos cadastrados. “O objetivo maior desta ação é educar as crianças, conscientizando os jovens para uma vida saudável, passo fundamental para a formação de futuros doadores”, explica a coordenadora do setor de captação do Hemosc de Florianópolis, Roseli Sandrin. O Hemosc mantém cadastro dos centros de ensino participantes, agradecendo e lembrando que as doações são sempre necessárias. Nas escolas, as doações entram nos planos de aula e cronogramas escolares, possibilitando um novo aprendizado e formação da cidadania.
Outra iniciativa que vem apresentando bons resultados, acrescenta Roseli, é o Projeto Empresa Solidária, que funciona de forma semelhante ao Projeto Escola. Nesse caso, o Hemosc prioriza a participação de empresas no processo de conscientização e educação para a doação de sangue. A meta é realizar campanhas anuais nas empresas, que ficam responsáveis por reservar um dia ou período do ano para o desenvolvimento de atividades voltadas à doação de sangue. Outras iniciativas, acrescenta Roseli, são Surfista Doador, Capoeira Tá no Sangue, Banda Sangue Derramado/Hemosc, Qual é o seu Tipo?, Clássico Hemosc – Torcida Solidária, voltadas a segmentos específicos da sociedade.
Tais ações, segundo a coordenadora, são importantes para manter os estoques de sangue em níveis considerados adequados. Somente em Florianópolis, explica, são necessárias 130 doações diárias para manter o estoque equilibrado, contudo, no período de carnaval esse número chega a diminuir em 30%. Há a necessidade principalmente de captação de tipos sanguíneos negativos, raros na população brasileira. “Cerca de 75% da população brasileira é A+ ou O+, enquanto os de tipo AB-, por exemplo, representam pouco mais de 1%”, completa. Os estoques do Hemosc devem se manter níveis constantes, sem haver falta ou sobra do produto. O período de armazenamento do fluido é torno de 30 a 45 dias, após o qual devem ser necessariamente descartados para evitar a degradação.
Com 53 anos de idade, e há 36 anos como doador, o servidor público José Luis de Moura afirma que procura o Hemosc de Florianópolis a cada 90 dias para realizar a doação de sangue. “Nesses anos todos devo ter ganhado muitos irmãos de sangue, tantas foram as doações que fiz”. Ele explica que começou a doar sangue ainda com 17 anos, para a cirurgia de uma menina de nove anos, que, após estar recuperada do procedimento médico, veio agradecê-lo. Depois disso, nunca mais parou. “Doar sangue me deixa mais leve. É um ato de amor e muito gratificante”, disse.


Captação de sangue

Em Santa Catarina, o Hemosc possui dez centros de coleta de sangue, distribuídos entre os municípios de Florianópolis, Lages, Criciúma, Joinville, Joaçaba, Chapecó, Tubarão, Jaraguá do Sul, Canoinhas e Blumenau, havendo ainda bancos de sangue privados em Concórdia e Rio do Sul.
O Centro dá preferência à coleta na própria instituição onde o volume de atendimentos pode ser maior, podendo ser feita também por meio de uma unidade móvel, disponível nas terças e quintas-feiras, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Requisitos para ser doador:
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos, com peso mínimo de 50 kg e que esteja portando documento de identidade oficial com foto é um doador em potencial. Antes da doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado, evitando apenas a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. (Alexandre Back) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário