quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil tem o apoio dos deputados


Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil tem o apoio dos deputados
Por iniciativa do deputado Darci de Matos (DEM), nesta quarta-feira (18), a promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público catarinense, Priscila Linhares Albino, utilizou a tribuna da Assembleia para destacar o apoio do Legislativo ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil.
A promotora agradeceu a parceria e fez um apelo para que os parlamentares mantenham-se atentos e se movimentem pela causa do combate à exploração sexual das crianças e adolescentes. Ela lembrou que o estado não possui um plano de combate à violência sexual infantil.
Segundo a promotora, em Santa Catarina cerca de 600 crianças são abusadas por mês, sendo que 500 delas sofrem violência sexual dentro de suas casas, por pais, padrastos, tios e outros parentes.
Priscila Albino ressaltou a importância da internet no aliciamento das crianças e na propagação das imagens dos abusos. Por isso, ela pediu o empenho de todos os parlamentares na aprovação do Projeto de Lei 94/11, de autoria do deputado Darci de Matos, disciplinando “o controle de usuários em estabelecimentos voltados à comercialização do acesso à internet no Estado de Santa Catarina”, as chamadas lans houses ou cibercafés.
A promotora também fez um apelo aos pais, para que fiquem de olho nos computadores quando estes são utilizados pelas crianças. O deputado Kennedy Nunes (PP), depois que viu o que é a pedofilia com os próprios olhos, advertiu para o uso da web can, que expõe as imagens das crianças à observação dos pedófilos. Ele também recomendou aos pais que posicionem os computadores em locais que os adultos possam ver o monitor e controlar os sites e as pessoas que mantêm contato com seus filhos através da rede mundial.
Priscila Albino também agradeceu o apoio da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) na mobilização dos palhocenses neste dia 18. A deputada Luciane Carminatti (PT) também enfatizou a importância dos catarinenses se mobilizarem, neste dia 18, para combater a exploração infanto-juvenil. O deputado Maurício Eskudlark (PSDB) elogiou a ação da Polícia Civil, em especial à equipe do delegado Renato Hendges, pelas frequentes prisões de meliantes que exploram as crianças catarinenses. (Vitor Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário