quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Fundação Cultural de Blumenau convida a comunidade para visitar as exposições Schwanke

             Exposições no MAB



A Fundação Cultural de Blumenau convida a comunidade para visitar as exposições Schwanke – Perfis e Perfis: entre Apolo e Dionísio, na Sala Oficial do MAB. Exposição do projeto Ver Gravura na FURB, na Sala Especial. Na Sala Alberto Luz, obras de Roy Kellermann. E no Espaço Alternativo, exposição comemorativa do Dia da Consciência Negra.

Visitação até 18 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3326 6596. A entrada gratuita.

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) possibilita a oportunidade de conhecer a obra do artista Luiz Henrique Schwanke. A exposição Perfis e Perfis: entre Apolo e Dionísio, propõe, sob curadoria de Charles Narloch, um recorte de dois momentos marcantes na carreira do artista: os retratos em perfil da década de 80, conhecidos como linguarudos, e os trabalhos em perfilados plásticos de 90/91, contradição aparente, mas prenhe de significados. Para visitas agendadas, exibição do vídeo documentário À Luz de Schwanke, produzido pela Contraponto, com roteiro de Kátia Klock, percorrendo a trajetória do artista.

Conhecido personagem da arte e cultura blumenauense, Roy Kellermann tem suas obras expostas na Sala Alberto Luz. A mostra traz obras do acervo do MAB e do acervo pessoal do artista.

Artista da Escola de Pintura Neo-Concretismo, arte não-figurativa de linguagem geométrica com origem construtivista. Nasceu de uma necessidade de exprimir a realidade do homem moderno dentro da linguagem estrutural da nova plástica. Repõe o problema da expressão, incorporando novas dimensões, através das quais a obra de arte se apresenta como um ser cuja realidade não se esgota na relações de seus elementos. Graças aos artifícios e técnicas que o artista emprega (falsas perspectivas, inversão de cores, ilusão de ótica) e os primeiros, segundos e terceiros planos, a impressão de volume é ressaltada. A construção de suas imagens, num movimento antagônico da geometria com perspectivas que se contradizem, é um rever e pensar em diversas direções, variados caminhos, uma viagem de magia e beleza.

Na Sala Especial, exposição das obras do projeto Ver Gravura na FURB, organizado por Rozenei Maria Wilvert Cabral, gravurista, arte-educadora e professora de gravura do Curso de Artes da universidade. A mostra traz doze obras representadas por xilogravuras, litografias, serigrafias e gravuras em metal dos artistas Ivan Serpa, Hans Steiner, Anna Carolina, Marcelo Grassmann, Fayga Ostrower, Di Cavalcanti, Iberê Camargo e Alfredo Volpi, todas do acervo da FURB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário