terça-feira, 29 de março de 2011

Combate ao Bullying


Capacitação em prevenção ao Bullying mobiliza educadores
Promotores de Justiça, professores, educadores, diretores de escolas e secretários municipais de Educação participaram segunda-feira (28) da Capacitação em Prevenção ao Bullying nas Escolas, no auditório do Ministério Público de Santa Catarina. O curso, com 10 horas aula de duração, foi ministrado pela psicóloga Juliana Schweidzon Machado Piovanotti, representante da ONG americana KidPower Brasil. A organização é da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O seminário também será realizado em Chapecó, dia 30, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

A Kid Power Brasil é um projeto da ONG KidPower Teenpower Fullpower International com sede na Califórnia, EUA, e presente em 10 países. O projeto brasileiro é focado na prevenção de bullying e coordenado pela psicóloga Juliana desde 2004, sendo desenvolvido em todos os níveis, desde o planejamento escolar, passando pelo treinamento dos educadores, por dinâmicas com os estudantes e, por fim, com orientação aos pais e responsáveis. A meta, de acordo com a profissional, “é ensinar pessoas de todas as idades e habilidades a sentirem-se seguras, agir com responsabilidade e acreditar em si mesmas”.

A explanação é complementada com a participação do ator Leon de Paula, mestre em Teatro, que imprime dinâmica à prática com dramatizações que instigam os participantes a pensarem de forma crítica sobre o bullying, conceito que surgiu na década de 80, na Noruega, e chegou ao Brasil somente no final da década de 90. Atualmente, o Bullying é caracterizado como uma forma de violência física ou moral, praticada repetitivamente, causando sofrimento à vítima. Entre os exemplos de bullying estão empurrar, beliscar, bater, colocar apelidos, denegrir, insultar, excluir, espalhar fofocas, e até mesmo usar os meios de comunicação, como internet e celulares para ferir alguém emocionalmente.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi uma das precursoras do combate ao bullying no Brasil com a elaboração do Projeto de Lei 447/2007, de autoria do deputado e professor Joares Ponticelli (PP), transformado na Lei 14.651/2009, que autoriza o Poder Executivo a combater a prática nas escolas da rede pública. Na condição de presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o parlamentar também incentivou a realização de campanhas de combate ao bullying em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina. (Rossana Espezin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário