sexta-feira, 25 de março de 2011

Segurança publica


Governador e ministro da Justiça assinam adesão de Santa Catarina ao Pronasci


Florianópolis  - O governador Raimundo Colombo assinou, em conjunto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os atos de adesão de Santa Catarina ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), na manhã de sexta-feira (25). “É um passo importante porque aproxima as ações do Governo Federal às que realizamos aqui no Estado. Assim somamos esforços para o nosso projeto de Segurança para Santa Catarina. Essa é uma ação que acrescentamos aos nossos esforços para a área, de aumento do efetivo e de melhorias no sistema prisional”, explicou Colombo.

Com o convênio firmado, o Governo do Estado está habilitado a apresentar projetos para até 94 modalidades do programa do Governo Federal, como, por exemplo, a compra de equipamentos para a modernização da polícia e a realização de treinamentos para a melhor capacitação da tropa. “Tenho certeza que em breve estaremos assinando, não mais protocolos de intenções, mas, sim, a realização de grandes ações para a segurança”, afirmou o ministro.

O governador foi acompanhado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Grubba, e do secretário de Justiça e Cidadania, João Luiz Botelho. Já na delegação do ministro, estavam a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Augusto Rossini. Também compareceram diversos representantes da bancada catarinense no congresso nacional.

Após o ato de adesão ao programa, Cardozo sobrevoou em um helicóptero a penitenciária da Agronômica. O ministro foi acompanhado pelo vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, o secretário-executivo de Justiça e Cidadania e o diretor do Depen, que está no Estado desde ontem e já visitou as penitenciárias de Joinville, Itajaí, na quinta-feira, e a de Florianópolis, na manhã desta sexta-feira.

A decisão de o Estado integrar o Pronasci foi tomada durante visita de Colombo ao ministério da Justiça, no dia 15 de março. Em Brasília, o governador se reuniu com a mesma equipe que veio à Santa Catarina para a assinatura do convênio.

Pronasci - Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais. Entre os principais eixos do programa destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012 em todo o Brasil.

Informações adicionais:
Thiago Santaella
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: santaella.thiago@gmail.com
Telefone: (48) 3221-3028

Nenhum comentário:

Postar um comentário