sábado, 18 de junho de 2011

Sessão especial comemora cinquentenário do BRDE



Sessão especial comemora cinquentenário do BRDE
Os 50 anos do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul -, foram comemorados em sessão especial realizada quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Jean Kuhlmann (DEM), que externou a satisfação de ter o blumenauense Renato de Mello Vianna no comando da instituição em data tão especial. O parlamentar destacou ainda a importante atuação do banco para a recuperação do Vale do Itajaí após o desastre natural de 2008 e entregou placas comemorativas aos homenageados.

“Em plena crise econômica norte-americana, enquanto a maioria dos bancos diminuía a oferta de crédito do mercado, o BRDE manteve o crédito, assumiu os riscos, ficou ao lado dos empreendedores catarinenses durante os momentos difíceis”, relembrou Kuhlmann. “O Vale do Itajaí sofreu muito. Perdemos vidas, perdemos bens, as indústrias foram duramente atingidas e empregos foram ameaçados da noite para o dia”, disse o parlamentar, que também é natural de Blumenau.

O deputado Manoel Motta (PMDB) lembrou as dificuldades enfrentadas pelo banco durante o governo Fernando Collor e da luta da sociedade catarinense e do Poder Legislativo para garantir a continuidade da instituição. “O BRDE estava na UTI, mas conseguimos reverter a situação”, resumiu.

Representante da Associação dos Profissionais do BRDE, Jorge Antonio Soares da Silva renovou os votos de fidelidade dos servidores ativos e inativos à instituição. Em seguida, o superintendente da agência de Florianópolis, Dário Buzzi, comparou a tímida economia de Santa Catarina dos anos 60, época em que a instituição foi criada, ao estado respeitado nacionalmente e que tem a expectativa de ostentar a melhor renda per capita do Brasil.

O presidente da instituição, Renato de Mello Vianna, agradeceu a homenagem e classificou a sessão solene como “uma noite memorável”, ponto culminante das homenagens recebidas pela instituição no Senado Federal e nas assembleias legislativas dos estados vizinhos. “Fico feliz de comemorar com a nossa gente catarinense que foi essencial para o BRDE resistir às inúmeras turbulências que fizeram sucumbir outros bancos públicos estaduais”, comemorou.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades entre os quais o secretário executivo de Assuntos Estratégicos, Paulo César da Costa, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sebastião Iberes Lopes Melo, o vice-prefeito de Blumenau, Rufino Seibt, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Konder Bornhausen, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Lúcio Cesar Botelho, o presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, o presidente do Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Nelson Santiago, e o ex-senador Neuto de Couto.

Homenageados

Além de Renato de Mello Vianna, foram homenageados com placas comemorativas funcionários da agência de Florianópolis: o superintendente Dário Buzzi, o gerente jurídico, Clenio Callegaro da Silveira; o gerente de Recuperação de Crédito, Tarcísio Jaime Herdt; o gerente de Operações, Nelson Ronnie dos Santos; o gerente de Planejamento, Rogério Gomes; o gerente administrativo, Zenon Farias; o representante da Associação dos Funcionários do BRDE, Dimas Cesar de Souza, e o representante da Associação dos Profissionais do BRDE, Jorge Antonio Soares da Silva. (Rossana Espezin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário