segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Brasileiros confiam mais na Internet do que nos familiares


Brasileiros confiam mais na Internet do que nos familiares


Os brasileiros que foram às urnas nas eleições presidenciais do ano passado deram mais atenção à internet do que à família e aos amigos na hora de decidirem em quem votar.

Essa é a primeira vez que isso acontece de acordo com pesquisa divulgada nesta

segunda-feira (25) pelo Ibope.


O estudo diz que a fatia de eleitores que citaram a web como fonte de informação mais importante na decisão do voto saltou de 2% na campanha municipal de 2008 para 12%
nas eleições de 2010. No mesmo período, a influência das conversas com parentes,
amigos e colegas de trabalho despencou de 30% para 2%.
Mas quem reforçou ainda mais a influência sobre o eleitorado foi mesmo a televisão.
Em 2008, 34% dos brasileiros disseram que ela decidiu seu voto; no ano passado, essa
foi a resposta de 72% deles.
Dilma, Serra e Marina
Apesar de as eleições terem levado a petista Dilma Rousseff à cadeira de presidente, o desempenho dela na internet foi o mais fraco na comparação com os então concorrentes
José Serra (PSDB) e Marina Silva (sem partido, ex-PV).
O destaque foi a então candidata do PV, que conseguiu entre os internautas uma intenção
de voto de 4 a 8 pontos percentuais acima da média entre os eleitores em geral

No Twitter, Serra foi líder absoluto, seguido por Marina, que faltando uma semana para
o 1º turno, ultrapassou Dilma em número de seguidores. Em 30 de outubro, Serra era acompanhado por 547.551 pessoas, contra 333.267 de Marina e 287.293 de Dilma.
Na época, os especialistas diziam que a primeira campanha eleitoral com uso amplo da
internet no Brasil entraria para a história não só por ter sido a mesma que elegeu a
primeira presidente mulher do país, mas por ter ajudado a levar Serra ao segundo turno
graças à campanha online de Marina, que surpreendeu os institutos de pesquisa ao
receber 20 milhões de votos e se gabaritar para a disputa presidencial de 2014.

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