segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Defesa Civil segue em estado de atenção

Imagem de satélite mostra Estado de Santa Catarina encoberto por forte nebulosidade. Fonte: Inpe.
Defesa Civil segue em estado de atenção


A Defesa Civil de Blumenau está em estado de atenção durante esta segunda-feira, dia 1º de agosto. Depois de um final de semana chuvoso, com aproximadamente 130 mm de precipitação na região, o nível do rio Itajaí-Açu segue em 5,50m (medição realizada às 11h). A partir dos 6 metros, a cidade entra em estado de alerta e, com 8 metros, a primeira rua é atingida por enchente.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil e Fiscalização, José Egídio de Borba, a situação do município no momento é de normalidade, com poucas ocorrências isoladas de escorregamento e queda de muro. Os munícipes, porém, devem continuar atentos às condições o tempo, já que a previsão é de chuva nas próximas 24h, com risco de alagamentos e deslizamentos, conforme dados do centro de meteorologia do Estado de Santa Catarina, Epagri/Ciram.

Para o município Blumenau, a Defesa Civil pede atenção especial das comunidades ribeirinhas e dos moradores de encostas que devem monitorar constantemente qualquer sinal de escorregamento, como rachaduras e estalos na edificação, inclinação de postes e árvores.

Recomendações da Defesa Civil:
- Acompanhe regularmente a previsão do tempo pelos veículos de comunicação e pelo site da Prefeitura (www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil). No endereço há nível do rio (alerta de enchente), previsão do tempo, deslocamento das massas de chuva e situação das barragens;
- Mantenha calhas, telhados e bocas de lobo limpos;
- Fique atento a sinais de deslizamento tais como rachaduras na edificação, inclinação de postes e árvores. Abandone o local em caso de estalos, o mais rápido possível;
- Desligue e mantenha-se afastado de aparelhos eletro-eletrônicos em caso de temporal com descargas elétricas;
- Busque abrigo seguro caso o ribeirão próximo à sua residência aumente repentinamente de volume ou, em plena chuva forte, o fluxo de água diminuir de forma acentuada;
- Desligue a chave geral da residência em caso de alagamento da mesma;
- Tenha sempre o contato de um vizinho ou parente para casos de emergência na residência.

Telefones para emergências:
Defesa Civil - 199
Bombeiros – 193

Previsão do Tempo:
Tempo chuvoso em SC, nas próximas 24h

Nas próximas 24h, a condição atmosférica ainda bastante instável no Estado devido a formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical entre os litorais catarinense e gaúcho. A chuva deve ser mais intensa e persistente no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte, com acumulados previstos de 60 a 80mm, podendo ocorrer pontuais de mais de 100mm. Na Grande Florianópolis e Médio Vale do Itajaí, os acumulados previstos são de 40 a 50mm. Persiste o risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente no setor Norte do Estado.

No decorrer da terça-feira, uma intensa massa de ar frio e seco chega ao Estado, favorecendo a diminuição da nebulosidade e o declínio acentuado das temperaturas.

Fonte: Epagri/Ciram (Boletim de 1/08/11 às 8h15)

Assessora de Comunicação: Natacha Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário