terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bandeira gigante permanece no prédio durante a semana

Mesmo após as enchentes que assolaram Blumenau nos últimos dias, a bandeira gigante instalada como forma de homenagear a cidade pelos 161 anos. Foto Marcelo Martins
Bandeira gigante permanece no prédio durante a semana


Mesmo após as enchentes que assolaram Blumenau nos últimos dias, a bandeira gigante instalada como forma de homenagear a cidade pelos 161 anos, permanece firme numa das laterais do prédio da Prefeitura durante esta semana, quando a cidade inicia mais uma fase de reconstrução. A bandeira, que mede 14 metros de altura por 28 de largura e representa a história de um povo que não desiste em meio aos desafios, será retirada no sábado, dia 17 de setembro.

Conheça um pouco mais da história da bandeira de Blumenau:

Pela Lei no 1.287, de 20 de novembro de 1964 foi instituída a Bandeira de Blumenau que, juntamente com o brasão adotado pela Lei no 19, de 1o de junho de 1948, passou a ser um dos símbolos do Município.

A Bandeira consiste em campo de quatro listras vermelhas e três brancas, em sentido horizontal, tendo ao centro, sobreposto a uma esfera amarela, o brasão do Município, em suas cores oficiais.

É este o significado das cores vermelha, branca e amarela: são as cores das fitas e laços com que, em 1865, as mulheres blumenauenses enfeitaram a bandeira imperial que 56 voluntários de Blumenau levaram aos campos do Paraguai para o teatro das lutas, em defesa da honra, do brio e da dignidade do Brasil.

Não poderiam, pois, ser outras as cores da Bandeira Municipal. Presentes às cores adotadas, continuamente, aos olhos e ao coração dos munícipes, das crianças e da juventude das escolas de um modo especial, apontar-nos-ão sempre o caminho do dever para com a Pátria estremecida, desde o esforço físico e intelectual, para fazê-la grande, forte e respeitada, até a suprema renúncia da própria vida, para vê-la sempre respeitada e digna do seu passado inconspurcado (sem mancha), das suas tradições gloriosas.

O mesmo diploma regulou o uso da Bandeira do Município, tornando obrigatório o seu hasteamento em todas as repartições e escolas municipais.

Fonte:  www.blumenau.sc.gov.br Menu Símbolos Cívicos.

Assessora de Comunicação: Janete Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário