terça-feira, 20 de setembro de 2011

Blumenau leva experiência com enchentes para fórum de Defesa Civil em Maceió

                                70% de Blumenau foi atingida pela enchente. Foto Rogério Pires. 
Blumenau leva experiência com enchentes para fórum de Defesa Civil em Maceió




A Prefeitura de Blumenau participará do Fórum Nacional de Defesa Civil nos próximos dias 21 a 23 de setembro em Maceió, Alagoas. Promovida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, a 8ª edição do evento trará o tema Integrar para prevenir - Gestão local de riscos.

O objetivo do fórum é compartilhar experiências e boas práticas de prevenção de desastres e redução de riscos. Participarão autoridades, coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, representantes da comunidade, acadêmicos, técnicos e gestores da área.

Com oficinas de capacitação, mesas redondas e conferências, o fórum proporcionará aos participantes a oportunidade de aprender e discutir ações relacionadas à Defesa Civil em âmbito municipal. A programação também prevê espaços para apresentação de trabalhos e painéis voltados à temática do evento.

No dia 23, Blumenau participa do evento com uma palestra do prefeito João Paulo Kleinübing sobre Boas Práticas Municipais em Defesa Civil – Plano de Contingência contra Inundações. No mesmo dia, o secretário municipal de Defesa Civil e Fiscalização, José Egídio de Borba, media a mesa redonda Ações de preparação para o enfrentamento de desastres.

Prevenção e resposta a desastres em Blumenau
Por ser um município suscetível a cheias desde sua fundação, a cidade de Blumenau conta, há anos, com um plano de contingência para inundações e, após 2008, para escorregamentos. No documento são especificadas as ações dos órgãos públicos e privados, bem como da comunidade em geral, para fazer frente a desastres naturais, de forma unificada e organizada.

Entre outros detalhes, o Plano traz todos os locais da cidade que servem de abrigo, lista de procedimentos de emergência para autoridades e órgãos competentes, nível de inundação das ruas, áreas de abrangência dos abrigos e responsáveis pela coordenação de cada local.

Confira a programação completa em:
http://www.defesacivil.gov.br/forum

Resumo:
Evento: 8º Fórum Nacional de Defesa Civil
Tema: Integrar para prevenir – Gestão local de riscos.
Data: 21/9 (19h), 22 e 23/9 (das 8h às 18h)
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso
Endereço: Rua Celso Piatti s/n, bairro Jaraguá - Maceió (AL)

Assessoria de Comunicação: Natacha Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário