terça-feira, 20 de setembro de 2011

Número de vereadores gera novo debate

Número de vereadores gera novo debate
Uma nova reunião para debater o número de vereadores para a próxima legislatura foi realizada nesta segunda-feira (19) por solicitação do petista Vanderlei de Oliveira, com apoio de seu companheiro de partido, Vânio Salm, e do progressista Deusdith de Souza. Presidentes de partidos, associações de moradores e entidades de classe participaram da audiência pública e duas lideranças com posições diferentes sobre o tema abriram a discussão.
O presidente da ACIB, Ronaldo Baumgarten, defendeu a boa condução dos trabalhos e o investimento em tecnologia para haver a redução de custos no legislativo. “Não vejo necessidade neste momento e o Brasil vive uma fase de total falta de credibilidade, principalmente vinda da classe política nacional. Não consigo entender que o número de vereadores mude alguma coisa na conduta desta casa”, declarou o empresário.
Já para o professor Nelson Garcia, Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da FURB, para Blumenau participar de uma democracia direta é preciso que a câmara possua o número de representantes que a cidade tem direito. “Vivemos num sistema representativo. Então, quanto mais representação, melhor. Se não for assim, para que um sistema representativo?”, avaliou. Outro fator defendido pelo professor foi que o aumento não influenciará nos gastos da casa. Também destacou que alguns setores da organização social do município não se sentem representados. “As pessoas não se sentem participativas do processo democrático”, disse.
Representando os vereadores Vanderlei de Oliveira (PT) e Vânio Salm (PT), o parlamentar Deusdith de Souza (PP) reiterou a posição dos petistas e dele, favoráveis ao aumento. Para Deusdith, a idéia é resgatar o número de vereadores que a cidade possuía em 1988. “Foi neste ano que ocupei este parlamento pela primeira vez. Possuo cinco diplomas daqui. Trabalho um pouco mais de 20 anos nesta casa legislativa. Não serei mais candidato, mas vou continuar brigando para que tenhamos 21 vereadores, pois sei desta importância”. O líder do PP ainda ressaltou que a resolução 22/823 estabelece que o número de representantes pode ser fixado até junho do ano que vem. “Uma emenda à Lei Orgânica, com tramitação de 60 dias, resolveria o problema”.
Para o ex-prefeito Felix Theiss, não é possível falar em aumentar o número de vereadores como se fosse uma empresa que irá contratar mais empregados. “Uma empresa que contrata mais funcionários, lucrará mais, ao contrário do legislativo, que terá mais gastos”, observou. Ele apontou que o município passa por um momento em que vale refletir em como a comunidade receberá esta decisão. “Pensem duas vezes, porque a população vai abominar um aumento num momento tão critico como estamos vivendo”, salientou.
Vanderlei de Oliveira (PT), que presidiu os trabalhos, assegurou que novas reuniões serão realizadas. Os vereadores presentes analisarão o que foi pontuado e farão encaminhamentos.
LEIA MAIS EM http://www.camarablu.sc.gov.br/imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário