quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Procon divulga pesquisa de preços da Cesta Básica e da Cesta de Natal

Procon divulga pesquisa de preços da Cesta Básica e da Cesta de Natal Procon divulga pesquisa de preços da Cesta Básica e da Cesta de Natal A partir desta terça-feira, dia 04, os consumidores ganham mais um aliado na hora de fazer compras. O Procon de Blumenau, em parceria com o grupo Vigilantes do Preço, da Fundação Pró-Família, visitou sete grandes supermercados da cidade para consultar valores dos itens da Cesta Básica e também da Cesta de Natal. O resultado está publicado no site do Procon, em www.blumenau.sc.gov.br/procon De acordo com a coordenadora do Procon, Bianca Menestrina, os consumidores devem ficar atentos, já que, no caso da Cesta Básica, por exemplo, a variação de preços em relação ao mês de setembro pode chegar a 22% mais barata ou 10% mais cara. “Dos 27 itens que pesquisamos na Cesta Básica, 15 podem apresentar mais de R$ 1,00 de diferença. Parece pouco, mas se avaliarmos que os itens têm preço médio de R$ 3,00, o valor final pode ficar até 30% mais alto”. A maior diferença constatada foi no preço da lingüiça defumada e da carne bovina, que apresentaram variação de até R$ 16,92 e R$ 13,90, respectivamente. Cesta de Natal A grande novidade do período, a pesquisa da Cesta de Natal, também apresentou bastante diferença nos valores dos produtos. Dos 28 itens pesquisados, apenas quatro tiveram variação de preços menor que R$ 1,00 e em 10 deles a diferença ultrapassou os R$ 5,00. Os itens com maior variação de preço foram o tender, com até R$ 15,92, a espumante, com até R$ 15,20 e o panettone, com até R$ 10 de diferença entre os supermercados pesquisados. Já a menor variação ficou com o creme de leite, em R$ 0,49 e a lentilha, R$0,79. A pesquisa, esclarece Bianca, quase sempre é sinônimo de um bom negócio. “No fim das contas, quem compara os preços pode ter uma cesta de natal até R$ 100 mais barata”. Vigilantes do Preço As pesquisas de preço são desempenhadas por 15 voluntárias do programa Vigilantes do Preço, que fazem parte do grupo de mães e idosos da Fundação Pró-Família. O programa é uma parceria da Fundação com o Procon e foi fundado com o objetivo de criar um grupo para viabilizar o acesso dos direitos do consumidor junto ao comércio da cidade. Assessoria de Comunicação: Julia Voigt

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