terça-feira, 3 de abril de 2012

Ministro da Pesca e Agricultura dá autorizações para maricultores e pescadores de Santa Catarina

Ministro marcelo crivella e walter salvador
Ministro da Pesca e Agricultura dá autorizações para maricultores e pescadores de Santa Catarina
Depois de ter tomado posse no dia 02 de março como Ministro da Pesca e Aqüicultura, Marcelo Crivella do (PRB-RJ), Engenheiro Civil e Bispo da igreja Universal do Reino de Deus, aprovou e liberou, em exatamente 30 dias, os projetos que os pescadores catarinenses estavam esperando há 20 anos. No total, 55 autorizações foram liberadas para a maricultura e captura da tainha, sendo que cinco foram entregues simbolicamente pelo ministro. Crivella, que substituiu Luiz Sérgio do (PT-RJ), chegou às 14h54min, acompanhado de diversas autoridades na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. O presidente da Associação dos Maricultores do Estado Juliano Mendes citou que Santa Catarina é o maior produtor de moluscos do Brasil e esperava mais de 20 anos por este dia. “Para nós, pescadores é um presente é um dia muito especial”, disse.
Em seguida o presidente do sindicato dos armadores de pesca de Itajaí Juliano Monteiro agradeceu, o cumprimentou pela visita e pediu mais atenção aos pescadores de Itajaí. “Não se esqueça do nosso Sindicato, Ministro”, concluiu. Na seqüência, falou o deputado estadual padre Pedro Baldisseera, que saudou todos com uma boa tarde. “A espera já valeu a pena. Estamos felizes e em festa. A expectativa é que haja aumento do movimento econômico de Santa Catarina”, explicou o deputado estadual.
Baldisseera relembrou também a importância do trabalho realizado no Brasil. “Criamos no interior a comissão temática sobre a Piscicultura. A tendência é melhorar e mais, tanto na pesca industrial e artesanal. Parabenizo pela sua visita ao Estado”. A deputada federal Luci Choinacki agradeceu e lembrou que é preciso recuperar a pesca - uma atividade econômica e cultural. “Assumi um compromisso com os pescadores tanto homens como mulheres e esta autorização para captura da tainha nos ajuda muito”, comemorou.
O secretário de Agricultura e Pesca do Estado João Rodrigues, que estava representando o Governador Raimundo Colombo, pediu desculpas pela ausência do Governador e saudou a mesa. “Aqui é o principal pólo da Maricultura do país. Desde 1998, quando começou o projeto, o tempo passou e, em 2010, a nossa produção foi de 3,722 mil toneladas de mariscos, 2 mil toneladas de ostras. Cerca de 90% das ostras produzidas no Brasil vêm de Santa Catarina “´É um momento importante para o nosso Estado. Sinto-me feliz em receber pela primeira vez o ministro aqui em Santa Catarina. Temos que permitir “que o nosso maricultor possa trabalhar”, explicou. O secretário aproveitou a oportunidade para citar a preocupação também com a importação do peixe panga, que gera concorrência com o produto nacional. “Aqui temos a tilápia - um peixe com muita qualidade”.
Crivella fechou o evento. “É um prazer estar aqui em Santa Catarina. Fico encantado com esta beleza. A preocupação das autoridades da pesca é minha também e vou ser o defensor em Brasília”. No total, foram dadas cinqüenta e cinco autorizações de pesca. Com a entrega das licenças, os produtores já estão aptos, com 60 dias de antecedência, para pescarem. “O povo de Santa Catarina conta com vocês e com muita tainha”. O ministro salientou a importância da sociedade cuidar dos pescadores artesanais e lembrou o papel do governo federal nisso. “O ministério está preparando bons programas para alimentar o Brasil. Precisamos ocupar o nosso espaço com as nossas águas e lagoas. Sejam os campeões dos peixes e dos mares. Produzimos 19 mil toneladas de moluscos e poderemos chegar á 100 mil”, concluiu.



Repórter: Rogério Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário