Instalado Fórum de Prevenção e Combate às Drogas
Apurar em cada um dos municípios catarinenses a realidade da epidemia do crack e de outras substâncias psicoativas é a proposta apresentada pelo Fórum Permanente de Prevenção e Combate às Drogas, instalado na tarde de hoje (2) na Assembleia Legislativa. Sob a coordenação do deputado Ismael dos Santos (DEM), o Fórum visa fomentar iniciativas a partir de políticas públicas para por em prática as ações voltadas para o problema. “Além de detectar o número de viciados e usuários, o grupo de trabalho irá abranger a eficiência das políticas que estabelecem a prevenção e o direto ao tratamento. A partir de uma agenda de trabalhos vamos atuar para realizar um diagnóstico através do debate em reuniões e audiências públicas”, informou Ismael.
Durante a primeira reunião do Fórum, os sete membros que o compõem manifestaram suas propostas e expectativas diante do trabalho a ser desenvolvido pelo grupo junto aos governos municipais e estadual. Na opinião da Luciane Carminatti (PT), a questão das drogas é um problema complexo que exige uma ação permanente. “Precisamos traçar um planejamento para que o conjunto de ações estipulados na prevenção e combate possam estar presentes na área da educação, saúde e segurança. Só assim teremos resultados positivos, uma vez que o ensino médio é detectado como uma das principais portas para o consumo das drogas”, lembrou.
Na ocasião, o deputado Manoel Mota (PMDB) ressaltou que, entre as medidas, o investimento por parte dos governos é fundamental para que as ações de recuperação possam dar certo. Já o deputado Sargento Amauri Soares (PDT) ressaltou que a realidade dos usuários de drogas é assustadora. “Todos os dias aproximadamente 20 milhões de pessoas, no Brasil, utilizam algum tipo de entorpecente”. De acordo com o deputado Darci de Matos (DEM), a ausência de uma série de atitudes por parte dos governos impossibilita o trabalho de prevenção e recuperação dos usuários. “A partir deste Fórum vamos buscar mudar essa realidade”, frisou. Atento às manifestações, o deputado Kennedy Nunes (PP) solicitou que uma das bandeiras do Fórum possa ser a destinação de 0,2% para o Fundo da Saúde. Segundo o deputado Maurício Eskudlark (PSDB), a falta de locais e incentivos para recuperação prejudica o combate às drogas. (Tatiani Magalhães)
Membros do Fórum:
Ismael dos Santos (DEM) – coordenador
Kennedy Nunes (PP)
Luciane Carminatti (PT)
Manoel Mota (PMDB)
Mauricio Eskudlark (PSDB)
Sargento Amauri Soares (PDT)
Darci de Matos (DEM)
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário