terça-feira, 31 de maio de 2011

Merisio anuncia cortes em salários


Merisio anuncia cortes em salários

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), anunciou que nenhum salário de servidor legislativo será superior ao valor do vencimento dos deputados estaduais de Santa Catarina, atualmente de R$ 20.042,35. O teto já era aplicado anteriormente, mas não considerava triênios e demais vantagens, que a partir desta quarta-feira, 1º de junho, passam a ser contabilizados. A decisão reduz automaticamente os salários de cerca de 100 servidores ativos e inativos. A exceção é a carreira jurídica, cujo teto, por lei, é o vencimento de desembargador - R$ 24.142,00 -, onde se enquadram aproximadamente 30 servidores.
“O Poder Legislativo preza a transparência e fornece todas as informações solicitadas. Respeitamos a opinião pública e precisamos dar respostas à sociedade. Não existe uma caixa preta”, afirmou.
Merisio também tomou providências quanto ao elevado número de aposentadorias por invalidez. Dos 455 servidores inativos do Parlamento, 211 foram afastados por invalidez. “Temos que reconhecer que muitas aposentadorias estão concentradas em poucos anos”, analisou o presidente. O maior número de casos ocorreu nos anos de 1982, com 76 processos; de 1981, com 15 processos e, mais recentemente, 2003, com 21 processos.
Além disso, há denúncias de que servidores aposentados nestas condições estariam infringindo a lei ao continuar trabalhando em outros órgãos ou na iniciativa privada. Para facilitar a fiscalização, a Assembleia reuniu os 211 processos de aposentadoria por invalidez, emitidos de 1956 até 2009, e os colocou à disposição do Ministério Público e do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev-SC) que, segundo o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Estaduais, artigo 150, parágrafo 9º, tem a prerrogativa de determinar a instauração de processo administrativo competente para a apuração dos fatos. “Este é um tema difícil para ser tratado por qualquer órgão, mas está sendo conduzido de forma tranquila e serena pelo Legislativo catarinense”, concluiu o presidente. (Rossana Espezin) http://www.alesc.sc.gov.br

domingo, 29 de maio de 2011

Diga não a pl 122


Promovida pelo pastor Silas Malafaia e apoiada por diversos líderes e igrejas evangélicas, a manifestação pacífica contra a PL 122 acontecerá no dia 01 de junho, às 15h, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília.

O objetivo é protestar contra a volta do Projeto de Lei 122, desarquivado no Senado, em fevereiro deste ano, pela senadora Marta Suplicy, do PT, com a assinatura de 27 senadores. O PL 122 criminaliza qualquer ação, opinião ou crítica que venha a ser interpretada como discriminação ou preconceito quanto ao homossexualismo no Brasil, com pena de 2 a 4 anos de prisão.


O texto do projeto de lei fere a liberdade religiosa e de expressão, direitos garantidos pela Constituição brasileira, expressas no artigo 5º, incisos 4, 6, 8 e 9. “Essa é uma lei vergonhosa, que finge proteger a prática homossexual, porém, sua intenção real é colocar uma mordaça na sociedade e criminalizar os que são contra o comportamento homossexual. Com essa lei querem atingir as famílias, as questões religiosas e a liberdade de expressão”, afirma o pastor Silas Malafaia, que convida os brasilienses para participarem desse manifesto.


Aqueles que não puderem estar presente também podem ajudar nessa luta em favor da família e da liberdade de expressão.

Entre no site www.senado.gov.br/senadores e envie para os representantes do seu estado: "Sr. Senador, rejeite a PL122/2006. Em favor da família, em favor da liberdade de expressão e abaixo a pedofilia." Quem desejar pode ainda enviar esse pedido para os senadores dos demais estados da federação.
http://www.jornalpalavracrista.com.br

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A família brasileira agradece

A família brasileira agradece


Depois de assistir ao vídeo e tomar conhecimento do conteúdo do kit anti-homofobia que seria entregue a escolas públicas do País pelo Ministério da Educação (MEC), a presidenta Dilma Rousseff decidiu, nesta quarta-feira (25), suspender a distribuição.


 

Senador Marcelo Crivella

A decisão foi anunciada pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, após uma reunião com representantes do PRB (Partido Republicano Brasileiro) e da bancada evangélica na Câmara dos Deputados. O Secretário afirmou que a Presidenta Dilma assistiu aos vídeos e os reprovou. “A presidente viu e não gostou. Achou que não era propício, achou o material inadequado. Por isso, foi suspensa a produção desse material”, disse Carvalho.
O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, participou de diversas reuniões no Palácio do Planalto no intuito de levar ao conhecimento da Presidência da República o movimento contra a distribuição do kit, que envolveu diversos setores da sociedade. Segundo ele, a decisão da presidenta de suspender a implantação do projeto do MEC foi imediata, logo após ter visto o conteúdo, que até então ela desconhecia. Ela teria tomado conhecimento do assunto através do jornalismo da Record.



Deputado Vitor Paulo

Destacando que, assim como a bancada evangélica, o Governo é contra qualquer tipo de homofobia, o ministro afirmou: “Está suspensa toda a produção de material referente a este assunto.”
Desde antes do projeto ser lançado pelo MEC, a bancada evangélica trabalha na Câmara dos Deputados para suspendê-lo.
A família brasileira agradece
Em fevereiro de 2011, visitamos a Ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e a alertamos sobre o material que estava sendo elaborado pelo Ministério da Educação, material este que era mais uma apologia ao homossexualismo e incentivo à sexualidade precoce das crianças e adolescentes de nossas escolas públicas, do que material anti-homofobia.



Presidente Dilma Roussef

Na semana passada (dia 16/05/2011) tomei conhecimento que o citado material estava pronto e aprovado para distribuição, por isso, a bancada do PRB (Partido Republicano Brasileiro) na Câmara dos Deputados, apoiada pela bancada evangélica, tomou forte posicionamento contra tal situação. Com isso, o Ministro da Educação foi convocado para prestar esclarecimento - o que não ficou muito claro - sobre qual era o seu posicionamento.
Nesta semana (24/05/2011) eu e o líder do PRB na Câmara, Deputado Vitor Paulo PRB/RJ, visitamos vários ministérios no Palácio do Planalto e colocamos de forma transparente e contundente o nosso posicionamento a respeito do assunto. Ainda no mesmo dia, externamos o mesmo posicionamento ao Vice-Presidente da República.



Marcos Pereira

Após estes encontros e reuniões, no dia seguinte, isto é, 25/05/2011, quarta-feira, a Presidenta da República, Dilma Rousseff , por intermédio do Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, veio a público e anunciou a suspensão de qualquer distribuição do citado material.
Por fim, unidos nesta luta em prol da família, ganhou o povo brasileiro.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Rainha da Oktoberfest 2011.


Rainha da Oktoberfest 2011, Cristiana Kruger, e também as princesas Sabrina Beck e Ana Paula Tolardo. Foto Marcelo Martins

Oktoberfest na Feira do Livro de Ribeirão Preto
A partir desta sexta-feira até o dia 05 de junho, a rainha da Oktoberfest 2011, Cristiana Kruger, e também as princesas Sabrina Beck e Ana Paula Tolardo, participam da Feira do Livro de Ribeirão Preto, no interior paulista, onde divulgam a 28ª Oktoberfest de Blumenau. A promoção é coordenada pelo Governo do Estado, através da Santur. A feira contará com mais de 600 atrações. A expectativa dos organizadores é receber mais de 450 mil visitantes.

Mercosul
Nos dias 27 e 28, as novidades da festa deste ano serão apresentadas para agentes e operadores de turismo de todo o Brasil e demais países do Mercosul, durante a Feira de Negócios Turísticos, que será realizada no Beto Carrero World, em Penha, com hospedagem dos participantes em Balneário Camboriú. Considerado um dos mais qualificados da América Latina voltado à realização de negócios turísticos, a BNT Mercosul chega a sua 17ª edição como evento consolidado. Este ano, contará com 400 empresas expositoras.

Assessoria de Comunicação: Tânia Rodrigues

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Adoção – Laços de Amor





Adoção – Laços de Amor


Campanha será lançada na próxima segunda-feira (23)
Santa Catarina tem cerca de 1.600 crianças em instituições de acolhimento, muitas aguardando adoção. A maioria, no entanto, tem acima de oito anos, o que contraria o desejo da quase totalidade daqueles que pretendem adotar. Entre os que planejam acolher em seus corações, vidas e lares um filho adotivo, 98% querem uma criança de até três anos.
Este fato foi a grande motivação da Campanha Adoção - Laços de Amor, que será lançada no dia 23 de maio, às 9 horas, no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Realizada por uma parceria do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral de Justiça e Poder Legislativo, a mobilização acontecerá até dezembro deste ano com o objetivo de reduzir o número de abrigados em instituições do estado.
O Poder Judiciário está engajado na campanha para garantir maior agilidade nos processos de adoção. A comunicação do programa contará histórias reais, mostrando como os laços de amor nascem entre os novos pais e filhos. Grupo de irmãos que encontraram um novo lar, criança com necessidades especiais que fez renascer a alegria na vida da nova mãe são algumas das histórias reveladas pela campanha.
Todas as ações serão de estímulo à adoção e pretendem flexibilizar os planos de futuros pais e mães, ampliando seu olhar para crianças mais velhas, para adoção múltipla de irmãos e para os jovens que aguardam ansiosamente sua nova família. Porque amor entre pais e filhos não tem limite, não tem idade, nem etnia e nem mesmo condição física ou social. A Adoção cria Laços de Amor incondicional!




PROGRAMAÇÃO 23/05


9h Apresentação da Campanha Adoção Laços de Amor - Pronunciamento dos representantes das entidades




9h30 Palestra com psicólogo e escritor Luiz Schettini




10h30 Painel: Os prazos forenses e as adoções em Santa Catarina
          http://www.alesc.sc.gov.br

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil tem o apoio dos deputados


Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil tem o apoio dos deputados
Por iniciativa do deputado Darci de Matos (DEM), nesta quarta-feira (18), a promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público catarinense, Priscila Linhares Albino, utilizou a tribuna da Assembleia para destacar o apoio do Legislativo ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil.
A promotora agradeceu a parceria e fez um apelo para que os parlamentares mantenham-se atentos e se movimentem pela causa do combate à exploração sexual das crianças e adolescentes. Ela lembrou que o estado não possui um plano de combate à violência sexual infantil.
Segundo a promotora, em Santa Catarina cerca de 600 crianças são abusadas por mês, sendo que 500 delas sofrem violência sexual dentro de suas casas, por pais, padrastos, tios e outros parentes.
Priscila Albino ressaltou a importância da internet no aliciamento das crianças e na propagação das imagens dos abusos. Por isso, ela pediu o empenho de todos os parlamentares na aprovação do Projeto de Lei 94/11, de autoria do deputado Darci de Matos, disciplinando “o controle de usuários em estabelecimentos voltados à comercialização do acesso à internet no Estado de Santa Catarina”, as chamadas lans houses ou cibercafés.
A promotora também fez um apelo aos pais, para que fiquem de olho nos computadores quando estes são utilizados pelas crianças. O deputado Kennedy Nunes (PP), depois que viu o que é a pedofilia com os próprios olhos, advertiu para o uso da web can, que expõe as imagens das crianças à observação dos pedófilos. Ele também recomendou aos pais que posicionem os computadores em locais que os adultos possam ver o monitor e controlar os sites e as pessoas que mantêm contato com seus filhos através da rede mundial.
Priscila Albino também agradeceu o apoio da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) na mobilização dos palhocenses neste dia 18. A deputada Luciane Carminatti (PT) também enfatizou a importância dos catarinenses se mobilizarem, neste dia 18, para combater a exploração infanto-juvenil. O deputado Maurício Eskudlark (PSDB) elogiou a ação da Polícia Civil, em especial à equipe do delegado Renato Hendges, pelas frequentes prisões de meliantes que exploram as crianças catarinenses. (Vitor Santos)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Disque 100


Em oito anos, Disque 100 registra 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças

O serviço telefônico Disque 100, mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou, entre 2003 e março de 2011, 52 mil denúncias de violência sexual (abuso e exploração comercial) contra crianças e adolescentes de todo o país. Oito em cada dez vítimas são meninas. O serviço funciona 24h e nos sete dias da semana.

De janeiro a março deste ano, o Disque 100 contabiliza 4.205 registros de violência sexual. No ano passado, foram mais de 12 mil registros. A média diária de denúncias aumentou de 84, em 2010, para 103 nos três primeiros meses de 2011.

Segundo a SDH, o Nordeste é a região de onde veio a maior parte das denúncias (37%). Em seguida vêm o Sudeste (35%), Sul (12%), Norte e Centro-Oeste (8%, cada um). Em termos relativos (denúncia por número de habitantes), o Rio Grande do Norte é o estado com o número de registros no primeiro trimestre de 2011. De janeiro a março, foram 13,29 denúncias para cada 100 mil habitantes.

Prefeitura de Blumenau abre o primeiro concurso público de 2011.


Prefeitura de Blumenau abre o primeiro concurso público de 2011. Foto Marcelo Martins

Prefeitura de Blumenau abre concurso público nesta sexta-feira, 20
Nesta sexta-feira, dia 20, a Prefeitura de Blumenau abre o primeiro concurso público de 2011. Serão 165 vagas distribuídas entre 57 cargos de nível superior, técnico, médio e fundamental da administração direta. Fundações e autarquias também abrirão concurso. Serão sete vagas destinadas à Fundação do Meio Ambiente (Faema), seis para Fundação Cultural e três para o Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau (Issblu).

O candidato interessado deverá conhecer os termos do Edital 01/2011 e inscrever-se via internet pelo site www.blumenau.sc.gov.br, link Concursos, por meio de preenchimento de formulário disponibilizado no endereço eletrônico. O Edital de homologação das inscrições, com local e horário de realização das provas, será divulgado no dia 1º de agosto pelo site e afixado no mural do hall da Prefeitura de Blumenau.

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado até às 21h do dia 10 de junho.

Assessora de Comunicação: Eloísa Malheiros     http://www.blumenau.sc.gov.br

terça-feira, 17 de maio de 2011

Deputado denuncia tentativa de tirar do eleitor direito de votar


Deputado denuncia tentativa de tirar do eleitor direito de votar

O deputado Ismael dos Santos (DEM) manifestou na Assembleia Legislativa repúdio a proposta de retirar dos eleitores o direito de escolher seus deputados federais, estaduais e vereadores. A proposta começou a tramitar no Congresso Nacional na forma de uma Proposta de Emenda Constitucional.
“Eles querem cassar nosso direito de votar”, declarou Ismael, citando a matéria da revista Veja que denunciou o movimento no Congresso que pretende tirar do eleitor o direito de escolher nominalmente quem será o seu representante. O deputado explica que se aprovada a proposta o voto passaria ser dado ao partido e que caberia à sigla e seus caciques escolher quem serão os parlamentares.
“O voto em lista vai institucionalizar o suborno e o balcão de negócios”, enfatizou Ismael, ao advertir que os partidos passarão a ser objeto de negociatas. “Os deputados serão escolhidos diretamente pela força do dinheiro e da imposição dos caciques”.

Assessoria de Imprensa
(48) 3221 - 2577

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil.


Combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil. Foto Divulgação www.omnia.com.mx

Semascri desenvolve programação especial no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, 18
A Secretaria da Assistência Social, da Criança e do Adolescente, por meio do Serviço Sentinela desenvolve durante toda esta quarta-feira, dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, programação especial junto as famílias atendidas no serviço.
Elas serão recepcionadas por profissionais do Serviço com materiais educativos, flores e informações sobre violência contra crianças e adolescentes. “ A ação propõe a estas famílias uma reflexão sobre este tipo de violência e demonstra para a comunidade a importância da denúncia para que este mal seja erradicado”, destaca o secretário de assistência social, Mário Hildebrandt.

O Serviço Sentinela acompanha mensalmente cerca de 300 crianças e adolescentes que já sofreram algum tipo de violência física, psicológica ou sexual, acompanhados de seus familiares. A maior incidência ocorre na violência sexual sendo nesses casos, o pai o maior agressor (nas situações intra familiares) e vizinhos nas situações extra familiares.

Os atendimentos são feitos de forma individual, familiar, através de visitas, grupos de apoio psico sociais e articulações com a rede socio assistencial. As famílias também participam de grupos como a Oficina de Direitos e a Oficina de Fuxico.

O Sentinela integra o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) da Semascri. O CREAS atende principalmente situações de violência, negligência, maus tratos, exploração e violência sexual contra crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Assessora de Imprensa: Viviane Roussenq
http://www.blumenau.sc.gov.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

BR 470


Deputado Jean Kuhlmann garante verbas para Blumenau

Em reuniões realizadas esta semana em Florianópolis, o deputado
Jean Kuhlmann (DEM) e o Secretário Regional de Blumenau, César Botelho, conseguiram garantir a liberação de verbas para a implantação de seis retornos com sinalização ao longo da rodovia SC 474. O local tem um fluxo diário muito grande de carros o que torna a via perigosa e mortal.
O projeto inicial é que as rotatórias sejam construídas nas proximidades dos quilômetros 58, 59, 60, 63, 64 e 65.O valor da obra está estimado em R$ 2.029.545,66.
As datas de início e prazo de execução serão definidas esta semana pelo secretário e pela empresa executora.

Assessoria de Imprensa
Luana Nascimento

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Programa Educacional


Formatura dos mais 700 alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Arte Divulgação (SEMED)

Proerd promove formatura de 700 alunos da rede municipal de ensino
A Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o 10º Batalhão da Polícia Militar, realiza a formatura dos mais de 700 alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). As solenidades iniciaram na segunda-feira, dia 9, e seguem até o dia 28, em 16 escolas da rede municipal do ensino.

Em Blumenau, o Proerd é aplicado desde 1999, e já atendeu mais de 29 mil alunos do 5º ano do ensino fundamental. Uma vez por semana, os estudantes recebem a visita de um policial militar, que ministra aulas sobre o tema. Neste ano, houve a integração da temática “bullying”, nas apresentações.

Entre os objetivos do programa, estão a prevenção e redução do uso de álcool, cigarro e outras drogas. Além disso, trabalha a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistirem às pressões que as envolvem.

Confira as datas e onde acontecem as formaturas:

EBM Lauro Muller, no Badenfurt, dia 9;
EBM Professor Friedrich Karl Kemmelmeier, na Itoupava Central, dia 9;
EBM Professor Rodolfo Hollenweger, no Fidélis, dia 10;
EBM Visconde de Taunay, na Itoupava Central, dia 11, pela manhã;
EBM Paulina Wagner, no Badenfurt, dia 11, às 14h;
EBM Leoberto Leal, no Salto do Norte, dia 12, às 8h, às 10h e às 14h;
EBM Duque de Caxias, na Itoupava Central, dia 13, às 8h, às 10h e às 14h;
EIM Alves Ramos, na Itoupava Central, dia 16, às 9h30min e às 14h;
EIM Dr. Blumenau, na Itoupava Central, dia 17, às 8h30min;
EBM Wilhelm Theodor Schurmann, na Itoupava Central, dia 17, às 10h;
EBM Professor João Joaquim Fronza, no Testo Salto, dia 17, às 13h15min;
EBM Professora Nemésia Margarida, no Badenfurt, dia 18, às 8h;
EBM Pedro I, na Itoupavazinha, dia 18, às 8h;
EBM Lore Sita Bollmann, na Itoupava Central, dia 18, às 10h;
EBM Quintino Bocaiúva, no Testo Salto, dia 20, às 14h e
EM Alwino Dorow, no Fortaleza, dia 28, às 9h.

Assessora de Comunicação: Andressa da Silva

terça-feira, 10 de maio de 2011

PRB 10




A cúpula do PRB (Partido Republicano Brasileiro) promoveu uma reunião nesta segunda-feira (9) para eleger o novo presidente da legenda. O advogado Marcos Pereira assumirá o comando do partido após a renúncia do deputado federal Vitor Paulo (RJ), que privilegiará suas funções parlamentares.

Marcos Pereira é especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor universitário de direito. Aos 39 anos, casado, o novo presidente do PRB foi executivo do Grupo Record, atuando como presidente de Relações Institucionais.

Pereira é apontado como responsável pelo redirecionamento e pela trajetória de recuperação de rentabilidade do grupo. As áreas de finanças, administração, jurídica, recursos humanos, tecnologia da informação e logística estiveram sob seus cuidados.
Ainda na área jurídica, Marcos Pereira foi membro colaborador de comissões da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na secção de São Paulo, como as de Direito à Adoção e de Seleção e Inscrição da Ordem entre os anos de 2007 e 2009.

Em discurso após tomar posse, Pereira disse que sua missão à frente do PRB será “consolidar o partido”.

- O partido cresceu, se desenvolveu e até hoje é conhecido como o partido do presidente Zé Alencar.

Visando as eleições de 2012, Pereira afirmou que, nos próximos três meses, viajará pelo Brasil para visitar todas as capitais do país. O objetivo é divulgar e expandir a legenda.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

auto escola

Audiência pública debate fechamento de Centros de Formação de Condutores
A Comissão de Segurança Pública aprovou a realização de audiência pública para discutir o fechamento de 57 Centros de Formação de Condutores. A iniciativa da é do deputado Sargento Amauri Soares (PDT), vice-presidente da comissão, que considera a medida inoportuna, pois vão deixar muitas comunidades no Estado sem o serviço de auto-escola.
A audiência pública vai ser realizada no dia 25 de maio (quarta-feira), às 10 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa.
A Lei nº 13.721, de 2006, que delega o serviço de formação de condutores de veículos automotores para empresas particulares, exige licitação pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) - o que até agora não foi executado. Para o deputado, o fechamento de algumas CFCs, enquanto outras ainda se mantém abertas sem a licitação, é discriminatória.

Alexandre Silva Brandão
Assessor de imprensa gabinete deputado Sargento Amauri Soares
Tel: (48) 9911-0272 e 3221-2640
contato@sargentosoares.com.br

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lar Betânia





Lar Betânia promove pedágio beneficente em suas unidades no sábado, dia 07
O Lar Betânia promove, no período das 8h às 12h30min, do sábado, 07, pedágio beneficente em suas unidades da Ponta Aguda e Velha Grande. A entidade atende cerca de 400 crianças e adolescentes nas duas unidades.
Os recursos angariados com o pedágio serão destinados à manutenção das atividades.

Assessoria de Comunicação:

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vencendo preconceitos com a velhice

Vencendo preconceitos com a velhice












Pode vir de surpresa ou não. Mas quando os idosos adoecem, alguém terá de assumir os cuidados. Filhos atarefados e envolvidos com sua própria rotina têm de lidar com a nova situação que implica, ainda, em assustadoras despesas médicas. Quanto mais cedo a família pensar no assunto, menos sofrimento.

Apesar de sobrarem livros, páginas na internet, pessoas na mesma situação, lidar com os pais idosos ainda é uma surpresa e grande dificuldade para muitos. Uma das razões está relacionada com o repentino aumento da espectativa de vida. Isso se deu a partir dos anos 70 que se percebeu que a perspectiva de envelhecimento da população brasileira estava crescendo em proporções assustadoras.
Além do medo do próprio envelhecimento, imaginar que o parente mais velho se aproxima da morte gera muita ansiedade e frustração. O ideal é não pensar em perdas, nem antecipar a morte de ninguém. Nesses momentos difíceis, são muitas os medos irracionais e é preciso descobri-los dentro de si mesmo para conseguir encarar a responsabilidade. Quem está à volta com o pai ou a mãe doente, normalmente, não compreende que o problema do idoso é resultado de uma longa história construída. E que ele próprio faz parte daquela história. O idoso somos nós mesmos, o nosso futuro. Por isso, a família tem que assumir a responsabilidade como um problema dela, e não do outro. Somos nós que estamos envelhecendo. Precisamos assumir isso. 

Dar e receber são preceitos que valem não só para o idoso. É preciso vencer o preconceito com a velhice e se conscientizar da necessidade de retribuir tudo o que se recebeu dos pais.
O idoso só se torna uma ameaça à família, se a estrutura familiar já está frágilizada. Por isso, é hora de encarar a fase difícil como um grande aprendizado. Se modelarmos uma sociedade em que os idosos sejam queridos e levados a sério, seremos capazes de envelhecermos sem temer esse destino.
Jeronimo Alves
Escritor e jornalista

O Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema

Brasília – O Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, que será lançado pelo governo federal em maio, tem três grandes eixos de atuação: a universalização do acesso aos programas de transferência de renda, a ampliação e a qualificação dos serviços públicos e a chamada inclusão produtiva, para capacitação de mão de obra.
De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o plano contemplará 1,5 milhão de famílias que ainda não têm acesso ao Bolsa Família e vivem em condição de pobreza extrema. “Vamos fortalecer os programas de transferência de renda. Nosso grande objetivo é a universalização do Bolsa Família”, disse ela. Atualmente, 13 milhões de famílias recebem o benefício.
São famílias que ainda não têm acesso ao programa porque moram em locais distantes ou porque, mesmo em grandes centros urbanos, não têm acesso à informação, disse a ministra. “Às vezes, a pessoa se sente tão excluída que nem entende que isso é um direito dela. Portanto, nosso trabalho é ir atrás dessas pessoas.”
Nessa busca, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome terá ajuda das demais pastas, para que o governo consiga incluir as famílias nos programas de transferência de renda. “Como anunciou a presidenta Dilma [Rousseff], a ideia é ter sucesso até 2014. Temos de nos preparar para receber essa população que estará entrando no Cadastro Único [sistema de informação sobre famílias que podem ser incluídas em programas sociais]”, afirmou Tereza.
Outro objetivo do plano é ampliar e qualificar os serviços públicos que o Estado brasileiro oferece, como saúde, educação e assistência social. Segundo a ministra, uma parcela importante da população pobre não tem acesso total ou parcial a tais serviços. Isso ocorre porque os serviços que são apresentados não são adequados a essa população. “Vamos repensar tais serviços para que cheguem a essas pessoas”, disse a ministra.
Com o lançamento do plano, serviços que hoje são oferecidos a apenas uma parcela da população de baixa renda, como o recente programa de acesso a medicamentos para tratamento de hipertensão e diabetes, deverão chegar à população em pobreza extrema. De acordo com a ministra, das quatro doenças que mais atingem a população em pobreza extrema no mundo, duas são exatamente a hipertensão e o diabetes. “Apesar de a população padecer desses males, e os medicamentos serem distribuídos gratuitamente, eles não estão chegando a essas pessoas. Vamos ter de montar uma estratégia para garantir que esse e outros serviços que oferecemos cheguem a essa população.”
O Plano de Erradicação da Pobreza Extrema também prevê o aumento da mão de obra qualificada no Brasil. Para Tereza Campello, embora o país cresça de forma sustentável, ainda há falta de mão de obra especializada. “Nossa população do Bolsa Família continua não tendo acesso a essas oportunidades. Portanto, estamos organizando um conjunto de ações que envolvem qualificação e outras ações importantes”, concluiu a ministra.
Agência Brasil

Arquivo Histórico



     Associação de Amigos do
Arquivo Histórico realiza assembleia
A Associação dos Amigos do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva está convoca seus sócios a participarem da Assembleia Geral Ordinária, marcada para esta terça-feira, dia 3. O encontro é para deliberar sobre o relatório de atividades da Associação, sobre a prestação de contas relativas ao exercício anterior, discussão e aprovação do regimento interno, alterações do estatuto e assuntos de ordem geral. A Assembleia começa às 19h, no Cine Teatro Edith Gaertner, da Fundação Cultural de Blumenau.

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal