sexta-feira, 29 de abril de 2011
Dia do trabalhador
Neste Domingo,Parque Vila Germânica recebe a Festa do Trabalhador. Foto Marcelo Martins
Neste domingo, dia 1º, tem Dia de Lazer - Festa do Trabalhador
Domingo, dia 1° de maio, o Dia de Lazer será dedicado à todos os trabalhadores blumenauenses. Das 10h às 18h, o Parque Vila Germânica recebe a Festa do Trabalhador. Durante todo o dia, diversas atividades e serviços prometem animar o público.
Cortes de cabelo, educação no trânsito, bolsa de empregos e atendimento de saúde serão oferecidos gratuitamente durante todo o dia. Além disso, o público poderá se divertir ao som das duplas Rodrigo Valentin e Ivandro, que comanda a festa às 15h30min, e Juliani e Bruno, que sobem ao palco às 16h30min.
Além das atividades e serviços, haverá ainda um espaço para inscrições do Torneio de Canastra Cidade de Blumenau, que será realizado no dia 14, sábado, na Vila Germânica. A inscrição custa R$ 15,00 por dupla. Os vencedores torneio receberão troféu (do 1º ao 3º lugar) e medalhas (4º a 10º lugar).
Vale lembrar que o Dia de Lazer - Festa do Trabalhador é realizada pela Prefeitura, por meio do Parque Vila Germânica, e conta com o apoio de diversas secretarias e fundações. A entrada é gratuita.
Assessora de Comunicação: Rafaella Fernandes
audiencia publica
Prolongamento interligará as ruas Marechal Deodoro e General Osório. Imagem: Desenho do projeto.
Prefeitura convida a comunidade para audiência pública da Humberto de Campos
A Prefeitura de Blumenau convida toda a população de Blumenau a participar da audiência pública que apresentará o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do prolongamento da rua Humberto de Campos. A discussão será realizada no dia 2 de maio, das 19h às 22h, na Sociedade Desportiva Vasto Verde, localizada na rua Oswaldo Cruz, nº 140, bairro da Velha.
Hoje implantada parcialmente, a rua Humberto de Campos aguarda a execução de mais 1,8 mil metros para atingir sua extensão final e completar a Radial Sudoeste, principal via de acesso ao bairro da Velha. Obra de grande importância por atravessar uma das regiões mais adensadas da cidade, o prolongamento interligará as ruas Marechal Deodoro (limite de sua implantação atual) e General Osório, com duas faixas de tráfego por sentido, ciclovia e uma ponte sobre o ribeirão da Velha.
A via faz parte do Plano Diretor Físico e Territorial de Blumenau e interligará os anéis viários interno e externo. Juntamente com o Complexo da Ponte do Badenfurt, permitirá o acesso do Centro à BR-470, pela região Oeste da cidade.
O EIV e outras informações necessárias à participação da comunidade estão disponíveis na página eletrônica do município www.blumenau.sc.gov.br no link “Audiências e Consultas Públicas”.
Assessora de Comunicação: Natacha Amaral
mulher vítima de violência
Projeto de Ana Paula cria regime especial de atendimento à saúde da mulher vítima de violência
Projeto de lei de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), em tramitação na Assembleia Legislativa, visa criar regime especial de atendimento à mulher vítima de agressão no serviço público de saúde em Santa Catarina. O texto do projeto nº 080.6/2011 refere-se especificamente ao direito da vítima à cirurgia plástica quando o dando físico sofrido necessitar de realização de procedimento cirúrgico-estético reparador.
De acordo com o projeto, somente terá direito ao atendimento a vítima que efetivamente registrar a agressão por meio de Boletim de Ocorrência Policial. A proposta da deputada também estabelece que as unidades médicas de referência em cirurgia plástica no estado deverão priorizar o atendimento, após a efetiva comprovação da agressão e da existência de dano à integridade física da vítima. O projeto deixa claro que “a necessidade de intervenção cirúrgica estético reparadora deverá ser atestada por um perito do Sistema Público de Saúde.
Ana Paula propõe que a Secretaria da Saúde se responsabilize pela criação e manutenção de um cadastro único de mulheres vítimas de violência, com a inscrição da vítima, portadora de lesão ou deformidade. Esse cadastro será a base para determinar a ordem de atendimento às vítimas, salvo em casos específicos, onde haja risco de morte ou mutilação irreparável, que necessitem de intervenção médica imediata.
O projeto determina ainda que Poder Executivo, através de seus órgãos, favoreça a instrução e a capacitação dos profissionais envolvidos neste Regime Especial, em todos os níveis, no sentido de que o atendimento seja agilizado o mais rápido possível. As despesas decorrentes da execução deste projeto de lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias. Uma vez aprovado o projeto e transformado em lei, o seu não cumprimento implicará em sanções de caráter administrativo aos responsáveis pela unidade de saúde, incumbidos do primeiro atendimento à vítima.
Linete Martins
Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Ana Paula Lima
quarta-feira, 27 de abril de 2011
esportes
Galegão será palco de três amistosos da Seleção Brasileira de Vôlei Infanto-Juvenil
Blumenau está definitivamente no roteiro de alguns dos principais eventos esportivos do país. A Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), por meio da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) agendou para maio, série de três jogos amistosos – todos no Ginásio do Galegão - entre as Seleções do Brasil e Argentina pela categoria Infanto-Juvenil masculina. As partidas fazem parte da preparação do selecionado nacional para os Campeonatos Sul-Americano e Mundial. Os jogos estão programados para os dias 17, 19 e 21, às 19h, com entrada franca. Para o dia 18 está agendado um jogo treino, no mesmo horário.
Comissão-técnica da CBV esteve nesta quarta-feira, dia 27, vistoriando o Ginásio do Galegão. De acordo com Sérgio Vieira Galdino, o resultado foi altamente positivo. “O grupo já conhecia o ginásio por meio dos jogos da equipe da Barão pela Superliga. Todos ficam impressionados com a infraestrutura e localização e classificaram o Galegão, como um dos melhores do país”, comentou o dirigente blumenauense.
Outro fator favorável para escolha de Blumenau como parte do roteiro do selecionado nacional é o envolvimento dos dirigentes esportivos como o desporto nacional. Nos últimos anos, Blumenau foi palco de tradicionais eventos esportivos, como os Jogos Universitários Brasileiros e, mais recentemente, do Aberto de Tênis de SC. Além disso, será uma das sedes do Mundial de Handebol Feminino programado para dezembro.
Em março, a Seleção Brasileira foi convocada pelo técnico Percy Oncken. São 21 atletas relacionados, que estão se preparando para o 12º Campeonato Mundial da categoria que será realizado na Argentina de 19 a 28 de agosto. Da lista de jogadores, três são catarinenses: Eder Kock, Leonardo Tomazzi e Tarcísio Guinter. O Brasil tem seis títulos na história da competição: 1989, 1991, 1993, 1995, 2001 e 2003.
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade
terça-feira, 26 de abril de 2011
46° livro em Blumenau
- Deputado Ismael lança 46° livro em Blumenau
O deputado Ismael dos Santos (DEM) lançou nesta segunda-feira seu 46º livro. “Bilhete no Muro” é uma obra de ficção, fruto de dois anos de pesquisa sobre os aspectos socioculturais do Oriente Médio. O autor apresenta essas peculiaridades na trama envolvendo enigmas e mistérios a serem decifrados durante a viagem de um personagem oriundo da Ilha de Santa Catarina, por países como Iraque e Israel.
Ismael, que além de escritor e ávido leitor é doutor em literatura pela UFSC, finalizou a obra nos meses seguintes ao embate eleitoral. Entre os roteiros de agradecimento, as horas de descanso foram dedicadas à paixão pelos livros, resultando na obra, que recebe apresentação do colega Jean Kuhlmann.
A noite de autógrafos, na cidade de Blumenau, contou com a presença de mais de 500 amigos.
Livro – BILHETE NO MURO - 150 PÁGINAS
walter salvador jorge e dep ismael dos santos |
Editora - Nova Letra
Assessoria de Imprensa
(48) 3221 - 2577
BR 101 S/C
FOTO DIVULGAÇAO |
Ministério Público Federal pede redução da tarifa do pedágio na BR-101
Para o MPF, o aumento das tarifas em fevereiro, na forma que se deu, foi absolutamente equivocado e ilegal
O Ministério Público Federal propôs nova Ação Civil Pública, com pedido de liminar, a fim de obrigar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a reduzir a tarifa dos pedágios na BR-101, trecho Curitiba/Florianópolis, tendo em vista que o cronograma de obras foi reprogramado.
A ação foi proposta pelo procurador da República em Joinville Mário Sérgio Ghannagé Barbosa contra a ANTT e a Autopista Litoral Sul. Esta é a quarta ação que o MPF propõe na Justiça, questionando o contrato de concessão firmado entre a ANTT e a Autopista Litoral Sul.
Para o MPF, o aumento das tarifas em fevereiro, na forma que se deu, foi absolutamente equivocado e ilegal, pois diversas obras que deveriam ter sido realizadas pela concessionária, até o fim do terceiro ano do contrato, não o foram. Com a reprogramação do cronograma de obras, mediante a prorrogação da execução de uma série delas, era necessário a revisão tarifária para menos, conforme determina a lei e o contrato de concessão. Segundo o MPF, a revisão tarifária para menos deveria levar em conta o montante financeiro das obras inicialmente previstas, porém prorrogadas.
O procurador Mário requer, ainda, a condenação da Autopista Litoral Sul a ressarcir, em dobro, os danos materiais ocasionados aos consumidores que pagaram tarifas nos postos da BR 101/SC desde o último dia 22 de fevereiro até a data em que for revista, para menos, a tarifa de pedágio. Além disso, requer a condenação da empresa concessionária a ressarcir os danos morais coletivos causados aos consumidores brasileiros, em valor não inferior a R$ 13 milhões, que corresponde a, aproximadamente, 10% do valor arrecadado pela concessionária no ano de 2010..
leia http://www.adjorisc.com.br
sexta-feira, 22 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
Audencia publica
Audiência sobre segurança pública acontecerá na segunda-feira, dia 25
O deputado Jean Kuhlmann (DEM) está organizando uma audiência
pública, que acontecerá dia 25 de abril, às 14h, na no auditório da Câmarade Vereadores de Blumenau, para debater os graves problemas na segurança pública enfrentados pelo município. O parlamentar sempre teve a segurançade Blumenau como uma de suas principais bandeiras.
Em várias oportunidades intercedeu pessoalmente junto ao governo do Estado e ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para reivindicar a nomeação de mais policiais paraa cidade e exigir providências para o presídio regional que enfrentou
crise de infraestrutura e pessoal.
Ao solicitar a audiência, o parlamentar, que é membro da Comissão
Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, pretende atualizar os dados sobre a segurança pública em Blumenau, abrir espaço para manifestação da sociedade e reunir autoridades que possam interceder junto aos órgãos competentes de maneira efetiva. “Esse encontro tem o objetivo de definir linhas de ações, alertar o governo sobre a urgência das medidas a serem tomadas e dar voz aos representantes das comunidades diretamente atingidas pelo problema”, enfatizou Kuhlmann.
Agende!
Data: 25 de abril
Horário: 14h
Local: Auditório da Câmara de Vereadores de Blumenau
Assessoria de Imprensa
(48) 3221 - 2704
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Brasileiro está fumando menos
Estudo mostra que brasileiro está fumando menos, mas ainda é sedentário e se alimenta mal
Saúde
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) indica que o brasileiro está fumando menos, mas permanece sedentário e tem alimentação pouco saudável. O estudo foi divulgado hoje (18) pelo Ministério da Saúde.
De acordo com os dados, a proporção de fumantes na população caiu de 16,2% para 15,1% no período de 2006 a 2010, com redução entre os homens. Na população masculina, o hábito de fumar caiu de 20,2% para 17,9%, enquanto as mulheres registraram um índice estável de 12,7%.
O Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, admite que a queda na prevalência de fumantes no país é “lenta”. Segundo ele, a preocupação maior está no fato de que pessoas com menor escolaridade (até oito anos) fumam mais – 18,6% em relação às mais escolarizadas (12 anos ou mais).
“Grande parte do êxito brasileiro se deve à propaganda, mas cremos que podemos ir mais além”, disse, ao se referir às imagens de uso obrigatório em maços de cigarro que alertam para os problemas associados ao tabaco.
Em relação aos hábitos alimentares dos brasileiros, a pesquisa mostra que a população está consumindo menos feijão (importante fonte de ferro e fibras) e mais leite integral, além de carne com gordura aparente. O índice de adultos que consomem feijão pelo menos cinco dias da semana, por exemplo, passou de 71,9% em 2006 para 66,7% em 2010.
Outro fator considerado preocupante pela pasta trata do consumo da quantidade recomendada de frutas e hortaliças – cinco porções diárias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os alimentos, nessas proporções, são consumidos por apenas 18,2% da população.
A Vigitel Brasil 2010 revela também que 14,2% dos adultos no país são sedentários e, portanto, não praticam nenhum tipo de atividade física durante o tempo livre, durante o deslocamento para o trabalho ou durante atividades como a limpeza da casa. Apenas 14,9% dos entrevistados declararam ser ativos em tempo livre.
Os dados indicam ainda que 30,2% dos homens e 26,5% das mulheres assistem televisão mais de três vezes ao dia.
Esta é a quinta edição da pesquisa, realizada desde 2006 por meio de entrevistas telefônicas com adultos (maiores de 18 anos). Em 2010, 54.339 pessoas foram ouvidas – cerca de 2 mil para cada capital brasileira.
Edição: Graça Adjuto
consegs
Câmara de Vereadores entrega Moção de Louvor aos Consegs de Blumenau
No dia 13 de abril realizou-se no plenário da Câmara Municipal de Vereadores a 3ª. Solenidade de Integração dos sete Consegs - Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau. O evento foi realizado pela Federação dos Consegs de Santa Catarina e foi muito bem prestigiado por representantes de entidades, pela comunidade, autoridades e vereadores, lotando o plenário da casa.
O evento teve como objetivo valorizar os trabalhos voluntários dos representantes de Consegs e dar posse a três Consegs, sendo eles: Conseg do Bairro da Velha e Região, Conseg da Região Norte e o Conseg do Bairro Badenfurt e Região que também recebeu a Carta Constitutiva da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, ato que oficializa a entidade.
Também foram apresentadas as diretorias dos demais Consegs da cidade que estão em pleno mandato, sendo eles: Conseg Centro/ Escola Agrícola e Região, Conseg Setor Leste (Fortaleza e Região) , Conseg do Bairro Vorstadt e Conseg do Distrito do Garcia.
Na segunda parte do evento, a Câmara Municipal de Vereadores entregou Moção de Louvor”, aos Consegs de Blumenau pelos trabalhos realizados em prol da segurança pública do município, durante os 10 anos de implementação dos Consegs na cidade.
Os presidentes receberam a Moção de Louvor das mãos dos vereadores A Câmara de vereadores também homenageou a FeconsegSC – Federação dos Consegs de Santa Catarina pelos trabalhos realizados em prol dos Consegs de Blumenau, em especial pelas parcerias firmadas pela FeconsegSC com os Consegs e a Câmara de Vereadores, em vários projetos ligados à segurança pública do município.
Os Conselhos Comunitários de Segurança são entidades que implementam a filosofia de polícia comunitária, reunindo as forças vivas da sociedade em prol de mais segurança para a população, assim como integra a comunidade e as polícias em busca de soluções criativas para os problemas da violência e criminalidade,no conseg velha tomou posse o
Sr walter salvador como diretor comunitário como o mais novo membro do conseg velha .
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Conselho Estadual de Desportos
Galdino assume presidência do Conselho Estadual de Desportos
- O atual presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau, Sérgio Vieira Galdino, tomou posse nesta quinta-feira (14), em ato realizado no auditório da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, na presidência do Conselho Estadual de Desportos (CED). Também foram empossados para o biênio 2011/2012 os conselheiros que passam a integrar o órgão.
Criado pela Lei Nº 8.646, de 4 de junho de 1992, o Conselho Estadual de Deportos tem funções consultivas, deliberativas, normativas e fiscalizadoras. “Temos que nos unir e trabalhar juntos pelo desenvolvimento do esporte catarinense”, defendeu Galdino no discurso de posse.
“Hoje o esporte é vida, é saúde é integração. E nós temos a responsabilidade trabalhar pela gestão do gestão do esporte catarinense”, afirmou Galdino, que acumulará o cargo com a presidência da FMD de Blumenau. Galdino ainda destacou o impacto de eventos esportivos na sociedade. “Além de incentiva a prática esportiva, eles também movimentam a economia. É o caso do Mundial de Handebol Feminino que apenas em ICMS poderá geral R$ 20 milhões.”
O secretário Cesar Souza Júnior saudou Sérgio Galdino e destacou algumas das missões da nova gestão. “É importante que o Conselho defina prioridades e atue integrado com as demais áreas da secretaria e com outros conselhos do governo do Estado”, ressaltou.
Além do secretário Cesar Souza Júnior, também prestigiaram o ato a deputada Angela Albino, representando a Assembleia Legislativa; a diretora de Esporte da Fesporte, Lilian de Fátima Pinto, que representou o presidente Adalir Pecos Borsatti, em viagem a Brasília; o presidente do TJD, Robson Vieira, além de dirigentes e representantes de federações.
Os novos conselheiros são os seguintes: Adalir Pecos Borsatti, Ademar Podgaietsky, Alexandre Beck Monguilhott, Frank Fred Utech, Elson Campos Ferreira, Gilson Luiz Chrestani, Carlos Alberto Anzoategui, Idemar Angelo Tomasi, Hercílio Paraguassú de Freitas, Michele de Souza Serejo, Ivan Carlos Agnoleto, Paulo Roberto de Miranda Coutinho, Paulo Luiz Orsini, Pedro Jorge Cortes Morales, Roberto Hugo Feraz, Roberto Carlos Marangoni, Rodrigo Capela e Walmor José Battistotti.
Informações adicionais:
Eduardo Correia
Fundação Catarinense de Esporte
E-mail: eduardocorreia.fesporte@gmail.com
Telefone: (48) 3271-1882
ficha limpa
Prefeito sanciona projeto “Ficha Limpa”
O prefeito João Paulo Kleinübing irá sancionar o projeto que prevê a Ficha Limpa Municipal nesta segunda-feira, dia 18. O evento ocorre no Salão Nobre da Prefeitura, às 9h, e conta com a presença de todos os secretários municipais. Após a sanção da proposta, os representantes do Poder Público municipal receberão uma normativa determinando um prazo para que todos os funcionários apresentem uma declaração informando seus antecedentes criminais.
A proposta proíbe a nomeação, nos poderes Legislativo e Executivo, de pessoas que tenham sido julgadas e condenadas em segunda instância por um colegiado de juízes, impobridade administrativa, abuso de poder ou mau uso do dinheiro público, desde a decisão até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena.
Confira as crimes que o Ficha Limpa condena:
- abuso de poder econômico ou político, por corrupção eleitoral, por captação ou gastos ilícitos ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação;
- improbidade administrativa;
- processo administrativo ou judicial que implicaram em demissão do serviço público;
- crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública ou o patrimônio público;
- crimes contra o meio ambiente ou a saúde pública;
- crimes eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade;
- crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;
- crimes contra a vida e a dignidade sexual;
- crimes praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando;
- abuso de autoridade, quando houver condenação à perda do cargo; e
- tráfico de drogas e entorpecentes, racismo, tortura, terrorismo ou crimes hediondos;
O projeto é de autoria dos vereadores Fábio Fiedler e Zeca Bombeiro.
Assessora de Comunicação: Sabini da Silva
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Segurança pública em Blumenau
Falta de segurança pública em Blumenau ganha destaque em Plenário
Por intermédio da deputada Ana Paula Lima (PT), em acordo com os lideres de bancadas, o Parlamento catarinense recebeu na tarde de hoje (13) o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Jovino Cardoso Neto. A vista teve como propósito relatar a situação preocupante da sociedade referente à falta de segurança pública, além de tentar mobilizar e sensibilizar as autoridades para combater a crescente onda de violência em Blumenau e região.
Acompanhado de uma comitiva de vereadores blumenauenses, Jovino aproveitou a oportunidade para entregar a Casa um abaixo-assinado com as reivindicações da população na prevenção e combate à violência. “Atualmente Blumenau conta com 284 policiais militares para uma população de 320 mil habitantes. Essa realidade faz com que a marginalidade cresça. Precisamos reverter essa situação, pois acreditamos que o Parlamento, junto ao Poder Executivo, tem condições de mudar essa realidade”, mencionou.
Na condição de representante do poder legislativo municipal, o vereador ressaltou as principais reivindicações da população, entre elas a necessidade de aumento do efetivo policial, aquisição de equipamentos, ampliação do sistema de câmeras de vigilância, a renovação e o aumento da frota de viaturas e a reestruturação do Presídio Regional de Blumenau.
Jovino reiterou ainda que as reivindicações correspondem à carência do setor na região, uma vez que o efetivo das polícias diminuiu ao longo dos anos e o número de câmeras de vigilância ficou insuficiente. Além das solicitações apresentadas, ele informou que o Presídio Regional de Blumenau está cada vez mais inseguro, com registros de fuga e superlotação. “Nosso presídio tem capacidade para 360 detentos e atualmente comporta mil presos”, revelou. (Tatiani Magalhães)
quarta-feira, 13 de abril de 2011
3ª Feira de Manutenção de Negócios e Equipamentos Industriais
Blumenau oferece atrativos para os dias de sol e chuva. Foto Rogério Pires.
Turismo de Blumenau será divulgado durante a 3ª Feira de Manutenção de Negócios e Equipamentos Industriais
A cidade está tomada de turistas vindos de todas as regiões do país e até mesmo do exterior. Tudo isto porque Blumenau é sede da 3ª Feira de Manutenção de Negócios e Equipamentos Industriais, que iniciou nesta terça-feira, dia 12, e segue até sexta-feira, dia 15.
Uma sugestão para estes turistas se divertirem em um dia de sol como nesta quarta-feira, dia 13, é conhecer o Roteiro do Centro Histórico, que pode ser desfrutado num passeio a pé e concentra um conjunto arquitetônico de valor histórico, compondo a trajetória dos primeiros imigrantes da região. Outra opção é o Roteiro de Natureza, que exibe o habitat de diversas espécies da fauna e flora catarinense, além de trilhas, cachoeiras, parques e vôos panorâmicos.
Outras opções, que são agradáveis tanto para dias de sol como de chuva, é visitar o charmoso Roteiro Arquitetônico da Vila Itoupava, situada a 25 km do centro, cercada de verde e lembra a Blumenau do início do século XIX. Ou ainda, o Roteiro das Cervejarias Artesanais, em que é possível conhecer o processo de fabricação da cerveja, além do Roteiro Industrial, onde se pode presenciar a fabricação de cristais, malhas, cachaças, entre outros.
As visitas nas indústrias e cervejarias artesanais devem ser agendadas com a Secretaria de Turismo pelo telefone (47) 3326-7585 ou com a Central de Atendimento aos Turistas (CAT) pelo telefone (47) 3222-3176 . Para os vôos panorâmicos, é necessário contatar o Aeroclube de Blumenau (Rua Ernst Kaestner, 1255), pelos telefones (47) 3337-6290 ou (47) 3337-4548 .
A Secretaria de Turismo participará do evento com um estande oferecendo aos visitantes os atrativos e entretenimentos da cidade, como os roteiros histórico cultural, industrial e cervejarias, além de fornecer demais informações que possam auxiliar o turista.
3ª Feira de Manutenção de Negócios e Equipamentos Industriais
A 3ª Feira de Manutenção e Equipamentos Industriais é dirigida a públicos específicos como engenheiros, projetistas, industriais técnicos, desenvolvedores de softwares, sistemistas, mecânicos e mantenedores de máquinas entre outros. No local os visitantes e compradores terão a oportunidade de conhecer e analisar equipamentos e suprimentos industriais, novas tecnologias, processos e serviços, com vistas à de tempo e de custos, sem comprometer a excelência de qualidade dos serviços e produtos.
Assessora de Comunicação: Adriana Schimila
terça-feira, 12 de abril de 2011
Badesc
Badesc oferece linhas de crédito para empresas e municípios
Cristiane Soethe
O presidente do Badesc, Nelson Santiago (centro), Ronaldo Baumgarten Jr. e Hans Dieter Didjurgeit.
De acordo com Santiago, o Badesc atua em três linhas diferentes: Microcrédito, com 32 mil clientes ativos no Estado e saldo de atuação de R$ 95 milhões; Badesc Cidades, com objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico dos municípios; e Badesc Setor Privado. De 1999 até hoje, 86% dos recursos da agência foram para pequenas e micro empresas, 9% para empresas médias e apenas 5% para grandes empresas. Isso se devem em parte ao teto de R$ 10 milhões. No entanto, Santiago disse que é possível fazer uma operação consorciada com o BRDE para financiamentos acima desse valor.
??No primeiro trimestre de 2011 já foram contratados quase R$ 70 milhões em operações. No ano passado foram R$ 190 milhões e a meta deste ano é chegar a R$ 250 milhões??, afirmou o presidente do Badesc. Segundo ele, os principais desafios da gestão são agilizar o trâmite dos processos, aproximar mais o Badesc da classe empresarial e equilibrar as operações públicas e privadas.
A sede em Blumenau, que hoje funciona na rua Amadeu da Luz, será deslocada para a Secretaria de Desenvolvimento Regional, no bairro Vila Nova. Outras informações podem ser obtidas no site www.badesc.gov.br.
fonte http://www.acib.net/
segunda-feira, 11 de abril de 2011
PRB 10
NOITE DE FILIAÇÃO EM BLUMENAU
O PRB continua crescendo em Santa Catarina. O Presidente do Conselho de Etica Jeronimo Alves e o presidente estadual do partido Paulo Henrique sairam de Itapema para prestigiarem lideranças em Blumenau em mais um encontro promovido pelo coordenador da região Walter Salvador. O Evento aconteceu no salão do Hotel Mansiones, as 19h na rua Padre Jacob, 45 bem no marco zero da cidade. O mais novo membro, o empreendedor e empresário Dr Fabio de Souza e Silva migrou do PSDB para presidir o PRB em Brusque. - queremos fazer parte do PRB. Eu, juntamente com meu grupo temos projetos para a minha região em 2012. Devido ao trabalho apresentado pela nova executiva do partido no estado nesses dois anos, gostariamos de unir forças ao projeto nacional da sigla com este grupo que é sangue novo na política catarinense - disse o empresário.
No mesmo encontro filiou-se tambem o empresário Sr Roberto Rodrigues Santos que desenvolve um exelente trabalho social na cidade. - O PRB tem grandes chances de ocupar cadeiras nas principais cidades do estado. Estamos trabalhando para eleger um numero expressivo de vereadores e cidades como Blumenau e Brusque não poderiam ficar de fora - concluiu o coordenador Jeronimo Alves.
Feira da amizade
Artesãos poderão se inscrever na Feira da Amizade na próxima semana. Foto Rogério Pires.
Participação de artesãos na Feira da Amizade será por sorteio
A Fundação Cultural de Blumenau informa que a participação de artesãos na Feira da Amizade será feita através de sorteio. Todos os interessados devem se inscrever nos dias 12, 13, 14 e 15 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17h. O sorteio para as mesas da Feira será realizado no dia 18, às 9 horas, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural. Todos os pré-inscritos deverão estar presentes no dia 18, para acompanhar o sorteio e efetuar o pagamento de R$ 60 pela participação.
Assessora de Comunicação: Marilí Martendal
sábado, 9 de abril de 2011
Combate às Drogas
Comissão avalia Política Nacional Antidrogas com ministros
A Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas vai avaliar em audiência pública a Política Nacional Antidrogas e outras ações que visam combater e prevenir os efeitos do crack e de outras drogas ilícitas.
O debate, ainda sem data marcada, foi proposta pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS). Ele defende que o Congresso Nacional “deve estar sempre à frente, propondo soluções, debatendo medidas preventivas e políticas públicas, além de cobrar das autoridades e governantes, em todos os níveis de governo, que exerçam sua função e deem o suporte e o atendimento necessários à população brasileira”.
Serão convidados para debater o tema com os integrantes da comissão:
- o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo;
- o ministro da Saúde, Alexandre Padilha;
- o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra;
- o presidente do Conselho Nacional Antidrogas e ministro de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira;
- a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte;
- o diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo, Elisaldo Carlini; e
- o presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, padre Haroldo Rahm.
Debate nos estados
A comissão pretende realizar audiências públicas nos 26 estados e no Distrito Federal com o objetivo de propor projetos e ações práticas de combate ao crack e a outras drogas. Ainda não há datas para os eventos. A iniciativa é do deputado Reginaldo Lopes (PP-RS).
Depois, o colegiado vai promover um seminário nacional para que as propostas sugeridas nos estados sejam consolidadas. O seminário terá representação proporcional ao número de deputados de cada estado, para que, após as audiências públicas estaduais, os integrantes do colegiado possam consolidar as propostas e ações sugeridas no relatório final.
Depois dessa fase, a comissão vai promover um seminário internacional sobre o tema. Reginaldo Lopes acredita que os trabalhos estarão concluídos até novembro. Ele explicou que, por causa da urgência dos problemas, serão divulgados relatórios parciais antes do documento final.
Da Redação/NA leia mais em http://www2.camara.gov.br
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'
A Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas vai avaliar em audiência pública a Política Nacional Antidrogas e outras ações que visam combater e prevenir os efeitos do crack e de outras drogas ilícitas.
O debate, ainda sem data marcada, foi proposta pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS). Ele defende que o Congresso Nacional “deve estar sempre à frente, propondo soluções, debatendo medidas preventivas e políticas públicas, além de cobrar das autoridades e governantes, em todos os níveis de governo, que exerçam sua função e deem o suporte e o atendimento necessários à população brasileira”.
Serão convidados para debater o tema com os integrantes da comissão:
- o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo;
- o ministro da Saúde, Alexandre Padilha;
- o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra;
- o presidente do Conselho Nacional Antidrogas e ministro de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira;
- a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte;
- o diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo, Elisaldo Carlini; e
- o presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, padre Haroldo Rahm.
Debate nos estados
A comissão pretende realizar audiências públicas nos 26 estados e no Distrito Federal com o objetivo de propor projetos e ações práticas de combate ao crack e a outras drogas. Ainda não há datas para os eventos. A iniciativa é do deputado Reginaldo Lopes (PP-RS).
Depois, o colegiado vai promover um seminário nacional para que as propostas sugeridas nos estados sejam consolidadas. O seminário terá representação proporcional ao número de deputados de cada estado, para que, após as audiências públicas estaduais, os integrantes do colegiado possam consolidar as propostas e ações sugeridas no relatório final.
Depois dessa fase, a comissão vai promover um seminário internacional sobre o tema. Reginaldo Lopes acredita que os trabalhos estarão concluídos até novembro. Ele explicou que, por causa da urgência dos problemas, serão divulgados relatórios parciais antes do documento final.
Da Redação/NA leia mais em http://www2.camara.gov.br
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Terceira idade
Projeto para terceira idade.
FMD lança Projeto “Esporte e Saúde Terceira Idade”
A Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD) lança no próximo dia 19, o Projeto “Esporte e Saúde Terceira Idade”. O Programa voltado para pessoas a partir de 60 anos, tem como objetivo o incentivo ao esporte e outras atividades para o bom desenvolvimento, tanto emocional, quanto físico. O lançamento será no CTG Fogo de Chão, às 13h30min. O início das atividades está programado para o próximo dia 26 e vai ser desenvolvido no Ginásio do Galegão e Parque Ramiro Ruediger.
De acordo com Sérgio Vieira Galdino, presidente da FMD, seis modalidades adaptadas vão ser disponibilizadas aos participantes do Programa: Peteca, tênis de campo, tênis de mesa, câmbio/vôlei, basquete e atletismo. Segundo Galdino, ex-marchador, a prática regular de atividade física está entre as principais recomendações para a manutenção da saúde equilibrada na terceira idade.
Diante disso, o Projeto foi desenvolvido obedecendo alguns critérios, tais como, a escolha das modalidades indicadas para essa faixa etária e a maneira correta de como realizar os exercícios. Para tanto, os grupos vão ser acompanhados por profissionais da FMD.
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade
quinta-feira, 7 de abril de 2011
SEGURANÇA
Ana Paula exige medidas urgentes do governador para melhorar a segurança de Blumenau e região
A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (07/04), moção de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT) que expressa a preocupação com o crescimento da violência na região do Médio Vale do Itajaí e exige providências urgentes do governo do Estado. “Queremos o atendimento imediato das reivindicações da comunidade de Blumenau e região na área de Blumenau, que necessita de aumento do efetivo de policiais militares, civis e agentes prisionais”, disse a deputada. A moção apela ainda para a instalação de, no mínimo, 120 câmeras de vigilância, a renovação da frota de veículos e a implementação de políticas de prevenção de cidadãos vitimados pelas drogas.
Em levantamento apresentado no texto da moção, a deputada explica que “a população de Blumenau ultrapassa os 309 mil habitantes e possui 280 policiais militares efetivos, o que representa apenas um policial para cada 1.096 habitantes.” Quanto ao policiamento civil, a cidade conta somente com 67 policiais, ou seja, um profissional para cada 4.600 habitantes.
Na moção que será encaminhada ao governador, a deputada aponta que, na região de abrangência do 10º Batalhão da Policia Militar, que atende a 10 municípios, a situação se agrava com a ausência de policiais, além de equipamentos defasados, como viaturas em números insuficientes em mau estado. “É necessário o estabelecimento do Programa Segurança Máxima do Governo do Estado”, disse a deputada ao enfatizar que as autoridades estaduais precisam dar prioridade à questão, devolvendo a tranquilidade à população.
Linete Martins
Assessora de Imprensa
Gabinete Deputada Ana Paula Lima
(48) 3221-2680 leia mais em http://www.alesc.sc.gov.br
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Transporte intermunicipal
Data para integração dos intermunicipais é prorrogada. Foto Rogério Pires.
Prorrogada data para integração do transporte intermunicipal em Blumenau
O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, prorrogou na tarde desta terça-feira, dia 5, o prazo para o início da integração com o transporte intermunicipal. A decisão levou em conta a preservação dos interesses dos usuários do transporte intermunicipal e estipulou nova data, a partir do dia 31 de julho, para início da operação. Junto com a integração, acontecerá a implantação definitiva das estações de pré-embarque.
Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi entregue ao prefeito, um pedido de prorrogação do início de operação da integração do transporte intermunicipal na cidade, junto com o resultado de uma nova pesquisa de passageiros, realizada pelo Seterb. As empresas justificaram o pedido, pois precisavam se adequar ao uso da mesma tecnologia da bilhetagem eletrônica, usada no transporte coletivo de Blumenau.
Assessora de Comunicação: Eloísa Malheiros . leia mais http://www.blumenau.sc.gov.br
terça-feira, 5 de abril de 2011
Procon
Pesquisas mostram diferenças até em mercados da própria franquia. Foto Rogério Pires.
Procon divulga pesquisa de preço dos Ovos de Páscoa
O Procon de Blumenau, em parceria com a Fundação Pró-família, através das Vigilantes do Preço, realizou nos últimos dias uma pesquisa para comparar os valores de Ovos de Páscoa. Foram 141 itens analisados em oito supermercados da cidade.
De acordo com o diretor Geral do Procon, Alexandre Caminha, com o resultado da pesquisa dois fatores chamaram a atenção: há diferença de preço em estabelecimentos da mesma franquia e os valores de ovos para crianças e adultos variam em cada loja. “O consumidor precisa pesquisar. Muitas vezes o chocolate para as crianças é mais em conta em um estabelecimento, já para as demais faixas etárias está mais barato em outro local”, orienta Alexandre Caminha.
Pesquisa foi realizada pelas Vigilantes do Preço
As pesquisas de preço são desempenhadas pelas 15 voluntárias do programa Vigilantes do Preço, que fazem parte do grupo de mães e idosos da Fundação Pró-Família. O programa é uma parceria da Fundação com o Procon e foi fundado com o objetivo de criar um grupo para viabilizar o acesso dos direitos do consumidor junto ao comércio da cidade.
Para conferir os preços da pesquisa clique aqui.http://www.blumenau.sc.gov.br
Assessora de Comunicação: Gabriela Piske
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Transparência
Blumenau é o primeiro município catarinense a ampliar seus serviços de prestação de contas e informações de utilidade pública. Foto: Tela do portal.
Prefeitura lança nova edição do Portal Transparência com informações sobre gastos públicos, estatísticas de trânsito e de educação
Buscando aumentar a transparência das atividades do executivo municipal e oferecer um serviço de utilidade pública, a Prefeitura de Blumenau disponibiliza, a partir desta quarta-feira, dia 6, novos recursos no Portal Transparência Blumenau, localizado no site do município. A apresentação e o lançamento das ferramentas serão realizados, às 9h, pelo prefeito João Paulo Kleinübing no Salão Nobre da Prefeitura.
Com a reformulação do Portal, o cidadão poderá consultar todas as compras que o município realiza, além acessar estatísticas de educação e de trânsito. Para acessar a página, basta entrar no endereço www.blumenau.sc.gov.br e clicar no banner “Transparência Blumenau”. O acesso também poderá ser feito, a partir do dia 6, pelo endereço www.blumenau.sc.gov.br/transparencia.
Exigência da Lei Complementar 131 de 27 de maio de 2009 (Lei da Transparência) para municípios com mais de 100 mil habitantes, o Portal Transparência Blumenau foi lançado há cerca de um ano, tornando Blumenau a primeira cidade de Santa Catarina a disponibilizar suas informações de execução orçamentária e financeira por meio eletrônico.
Na opção “Execução Orçamentária segundo a LRF” do portal, há informações quanto ao uso dos recursos arrecadados e um detalhamento sobre a forma em que o dinheiro dos impostos é empregado pelo executivo. É possível consultar desde valores gastos com materiais para obras públicas até despesas pessoais como diárias de cada órgão, diretoria ou servidor da Prefeitura. Tanto administração direta quanto autarquias e fundações estão contempladas no registro.
Além de atender às exigências da Lei, o portal oferece informações adicionais em tempo real. No serviço “Lista de Aquisições”, por exemplo, há dados sobre cada item adquirido pelo Executivo, valor pago, data de compra, fornecedor e descrição dos materiais. “O nível de detalhamento chega à quantidade de clipes”, explica o secretário de Orçamento e Gestão, Marcel Hugo. “É necessário apresentarmos quanto estamos gastando em cada item para que o cidadão possa avaliar se estamos pagando caro ou barato”, acrescenta o prefeito João Paulo Kleinübing. Os interessados em se tornar um fornecedor da Prefeitura podem entrar em contato com a central de compras por meio da ferramenta.
Na terceira e última opção "Estatísticas" estão disponíveis informações de utilidade pública, com dados sobre educação nas escolas municipais e ocorrências de trânsito a partir de 2009. No caso do trânsito, o sistema permite também visualizar as ocorrências no mapa da cidade para uma análise visual da situação. “São informações de interesse da sociedade”, enfatiza João Paulo.
Comemorando um ano de lançamento inicial do Portal Transparência, Blumenau é o primeiro município catarinense a ampliar seus serviços de prestação de contas e informações de utilidade pública – tudo em tempo real.
Aprimoramentos tecnológicos recentes
O aprimoramento do Portal Transparência faz parte de uma série de medidas adotadas pelo município para facilitar o acesso a serviços e informações da Prefeitura. Somente nos últimos dois meses, foram lançados o sistema de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e de Consulta de Viabilidade para Construir Online. A Secretaria Municipal de Orçamento e Gestão continua trabalhando em conjunto com os demais órgãos da Prefeitura para aprimorar e lançar novos sistemas, beneficiando o cidadão.
Demais cidades do Estado que tem um Portal Transparência:
Florianópolis
- Joinville
- Chapecó
- Itajaí
Assessora de Comunicação: Natacha Amaral
Prefeitura lança nova edição do Portal Transparência com informações sobre gastos públicos, estatísticas de trânsito e de educação
Buscando aumentar a transparência das atividades do executivo municipal e oferecer um serviço de utilidade pública, a Prefeitura de Blumenau disponibiliza, a partir desta quarta-feira, dia 6, novos recursos no Portal Transparência Blumenau, localizado no site do município. A apresentação e o lançamento das ferramentas serão realizados, às 9h, pelo prefeito João Paulo Kleinübing no Salão Nobre da Prefeitura.
Com a reformulação do Portal, o cidadão poderá consultar todas as compras que o município realiza, além acessar estatísticas de educação e de trânsito. Para acessar a página, basta entrar no endereço www.blumenau.sc.gov.br e clicar no banner “Transparência Blumenau”. O acesso também poderá ser feito, a partir do dia 6, pelo endereço www.blumenau.sc.gov.br/transparencia.
Exigência da Lei Complementar 131 de 27 de maio de 2009 (Lei da Transparência) para municípios com mais de 100 mil habitantes, o Portal Transparência Blumenau foi lançado há cerca de um ano, tornando Blumenau a primeira cidade de Santa Catarina a disponibilizar suas informações de execução orçamentária e financeira por meio eletrônico.
Na opção “Execução Orçamentária segundo a LRF” do portal, há informações quanto ao uso dos recursos arrecadados e um detalhamento sobre a forma em que o dinheiro dos impostos é empregado pelo executivo. É possível consultar desde valores gastos com materiais para obras públicas até despesas pessoais como diárias de cada órgão, diretoria ou servidor da Prefeitura. Tanto administração direta quanto autarquias e fundações estão contempladas no registro.
Além de atender às exigências da Lei, o portal oferece informações adicionais em tempo real. No serviço “Lista de Aquisições”, por exemplo, há dados sobre cada item adquirido pelo Executivo, valor pago, data de compra, fornecedor e descrição dos materiais. “O nível de detalhamento chega à quantidade de clipes”, explica o secretário de Orçamento e Gestão, Marcel Hugo. “É necessário apresentarmos quanto estamos gastando em cada item para que o cidadão possa avaliar se estamos pagando caro ou barato”, acrescenta o prefeito João Paulo Kleinübing. Os interessados em se tornar um fornecedor da Prefeitura podem entrar em contato com a central de compras por meio da ferramenta.
Na terceira e última opção "Estatísticas" estão disponíveis informações de utilidade pública, com dados sobre educação nas escolas municipais e ocorrências de trânsito a partir de 2009. No caso do trânsito, o sistema permite também visualizar as ocorrências no mapa da cidade para uma análise visual da situação. “São informações de interesse da sociedade”, enfatiza João Paulo.
Comemorando um ano de lançamento inicial do Portal Transparência, Blumenau é o primeiro município catarinense a ampliar seus serviços de prestação de contas e informações de utilidade pública – tudo em tempo real.
Aprimoramentos tecnológicos recentes
O aprimoramento do Portal Transparência faz parte de uma série de medidas adotadas pelo município para facilitar o acesso a serviços e informações da Prefeitura. Somente nos últimos dois meses, foram lançados o sistema de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e de Consulta de Viabilidade para Construir Online. A Secretaria Municipal de Orçamento e Gestão continua trabalhando em conjunto com os demais órgãos da Prefeitura para aprimorar e lançar novos sistemas, beneficiando o cidadão.
Demais cidades do Estado que tem um Portal Transparência:
Florianópolis
- Joinville
- Chapecó
- Itajaí
Assessora de Comunicação: Natacha Amaral
sábado, 2 de abril de 2011
Audiência audiência
- Audiência sobre Segurança Pública em Blumenau terá nova data
Atendendo pedido do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Augusto Grubba, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa comunica que a audiência pública que estava marcada para acontecer no mês de março, por solicitação do deputado Jean Kuhlmann (DEM), teve que ser adiada. A nova data ainda não foi definida. Na semana que vem os membros da Comissão, juntamente com o Secretário, devem se reunir para definir o dia.
O objetivo do encontro é debater os graves problemas na segurança pública enfrentados pelo município, abrir espaço para manifestação da sociedade e reunir autoridades que possam interceder junto aos órgãos competentes de maneira efetiva. “Esse encontro tem o objetivo de definir linhas de ações, alertar o governo sobre a urgência das medidas a serem tomadas e dar voz aos representantes das comunidades diretamente atingidas pelo problema”, enfatizou Kuhlmann.
Informou
Luana Nascimento - (47) 8827-0745 / 3322-8000
Assessoria de Imprensa
Deputado Jean Kuhlmann (47) 9977-7863
Empreendimentos
Blumenau registra abertura de 292 novos empreendimentos durante o mês de março.
Blumenau registra em março deste ano o segundo melhor ritmo de expansão de abertura de novos empreendimentos dos últimos sete anos, segundo boletim de alvarás divulgado, nesta sexta-feira, dia 1, pela Praça do Cidadão. Foram 292 novos empreendimentos, dos quais, 110 Microempreendedor Individual (MEI). O número representa um crescimento de 68% se comparado com o mês passado, quando o órgão registrou 197 novos investimentos em diversos setores da economia da cidade.
O setor de prestação de serviço segue sendo a tendência de investimentos na cidade. Foram feitas 124 emissões de alvarás. O comércio aparece logo abaixo, com 80. Na área industrial a Praça do Cidadão registrou 32 novos emissões. Outros setores também alavanca o ritmo de expansão de novos empreendimentos em Blumenau. Outros oito taxistas e cabeleireiros, cada um, passaram a atuar no mercado
Alvarás provisórios: Nove registros fazem parte da emissão de alvarás provisórios, com validade de 180 dias. Desses, cinco são do setor de prestação de serviços e outros quatro da área industrial. Para receber o alvará definitivo o cidadão deve solicitar na expedição do alvará provisório as demais licenças para abertura da empresa. Os alvarás provisórios passaram a ser emitidos desde 17 de junho de 2007 através da Lei Complementar nº. 647.
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade
Assinar:
Postagens (Atom)